sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Uma decisão torpe

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho2iwbl4rd4xoVK5_0oElIbijiONOQLbyChOizU_zVLGNGgnEobZImAnwqkd_n5O1_bE-g6Fi6LsgFA01KQnZIjfmNAAApmmXKKSzYyHcvZHUPCbgQD76z5mfvhbqX0_LheAEGvRjIGByZ/s350/los+cinco+cubanos.jpg


CartaCapital OnLine, 30 de setembro de 2011

Fidel Castro chama Obama de ‘tonto’

 Redação Carta Capital

Em artigo, Fidel Castro ataca o presidente Barack Obama por decisão da Justiça americana de impedir volta de preso cubano e ironiza suas declarações. Foto: AFP

Para o ex-presidente Fidel Castro, Barack Obama é “tonto” e os Estados Unidos, um império. Os ataques foram disparados em artigo publicado em um site cubano e é uma reação à sentença norte-americana que proibiu que o preso político René González retornasse à Cuba, depois de cumprida a pena de 13 anos nos Estados Unidos.
A  Justiça decidiu que González cumprirá mais três anos de liberdade assistida no país. O ex-prisioneiro é um dos cinco agentes cubanos que se infiltraram em grupos terroristas americanos na década de 90 para prevenir ataques a resorts e aviões cubanos. A história foi contada no livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”, de Fernando Morais.

Fidel considerou a decisão torpe e chamou a atenção para a necessidade de se reformar a Assembleia das Nações Unidas. “Jamais se escutaram tantas e tão enérgicas críticas”, escreveu o político. No texto, ele também reproduz a carta de Hugo Chávez à Assembleia, em que o presidente Venezuelano faz duras críticas ao Fórum e ao poder militar americano.
Fidel também ironiza a declaração de Obama, em que o presidente afirma que mudará sua relação com Cuba quando o país tiver mudanças significativas. “Que simpático! Que inteligente! Tanta bondade não o permitiu compreender que 50 anos de bloqueio e crimes contra nossa pátria não puderam dobrar o nosso povo. Muitas coisas mudaram em Cuba, mas devido o nosso esforço, apesar dos Estados Unidos. Talvez, antes, se derrube este império”, diz Fidel.
Por fim, o líder conclama os cinco agentes presos nos EUA como “os cinco heróis cubanos” que compunham o grupo antiterrorista. E chama a decisão do estado da Flórida – onde ocorreu o julgamento – de “vergonha supervisionada” de Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário