domingo, 18 de setembro de 2011

Líbia: Ataque da OTAN deixa 354 mortos em Sirte. Tropas de Kadhafi atacam rebeldes

http://www.pambazuka.org/images/articles/547/NATOandNTCinLibya.jpg

O Globo.com, 18/09/2011
às 09h46m

 

Sirta

Tropas leais a Kadafi voltam a atacar rebeldes em Bani Walid

 
O Globo (mundo.online@oglobo.com.br)com agências internacionais

SIRTA - Tropas leais ao líder deposto da Líbia, Muamar Kadafi, voltaram a lançar ataques contra os rebeldes nos arredores de Bani Walid, neste domingo. Os aliados de Kadafi mantiveram posições estratégicas no norte da cidade, 140 km a sudeste de Trípoli, de onde usaram morteiros e atiradores contra seus inimigos, que tentaram tomar Bani Walid na sexta-feira, mas foram forçados a bater em retirada. Em outro reduto controlado pelas forças pró-Kadafi, a cidade costeira de Sirta, as tropas contrárias a Kadafi' vêm ganhando posições. Enquanto os combates continuam em várias frentes, o Conselho Nacional de Transição (CNT), que governa a Líbia interinamente, começou a discutir um novo gabinete. Explosões e rajadas de metralhadoras foram ouvidas na manhã de domingo em Bani Walid, quando forças pró-Kadafi começaram a atacar posições inimigas nos arredores da cidade. Morteiros atingiram um prédio que abrigava as tropas contrárias ao ex-mandatário, assim como a entrada norte da cidade. Combatentes de cidades vizinhas também teriam sido convocados para reforçar as unidades anti-Kadafi em torno de Bani Walid.
Em Sirta, a cidade natal de Kadafi, as forças contrárias teriam feito avanços, mas os violentos confrontos continuam. O Conselho Militar de Misrata, perto dali, informou que 24 combatentes anti-Kadafi morreram no sábado e 54 ficaram feridos. Um porta-voz do CNT, Abdul Rauf al-Mansuri, disse que suas tropas conseguiram controlar o aeroporto e uma grande base aérea na região, mas combatentes dizem que situação ainda não está consolidada.
Um professor que fugia de Sirte, Nouri Abu Bakr, disse à agência AP que as condições na cidade estão piorando, já que não há eletricidade e os estoques de alimentos e remédios estão acabando. Muamar Kadafi está escondido em um local desconhecido desde que as forças da oposição tomaram a capital, Trípoli, em agosto.
No sábado, líbios entraram novamente em confronto com rebeldes em Sirta . Armados com metralhadoras, rifles e mísseis, combatentes contrários as forças de Kadafi e favoráveis ao CNT avançaram sobre o território, mas foram alvo de bombardeios. Balas traçantes, poeira e fumaça cobriram os edifícios da cidade à beira-mar e dezenas de homens montados em caminhonetes circulavam pelas ruas com armamento pesado e muitos feridos. Ambulâncias levaram para longe do campo de batalha vítimas atingidas por balas de fuzis. A direção do CNT disse que não sabia ao certo quantos homens leais a Kadafi estavam na cidade, mas vários sugeriram que alguns dos moradores civis de Sirta se juntaram a luta ficando ao lado do líder deposto.
O porta-voz de Kadafi, Ibrahim Moussa, disse à Reuters no sábado que os ataques aéreos da Otan, em Sirte, mataram 357 civis durante a noite - uma alegação que a Otan alega ser infundada e afirma que seus alvos foram apenas militares.
Ao cair da noite, as forças do CNT voltaram para suas bases nos arredores da cidade, satisfeitas com o progresso que fizeram no sábado. Entretanto, prometem voltar ao clarear do dia.

.....

O pretexto para a OTAN intervir era proteger civis, impedindo os ataques das forças leiais a Kadhafi.

Kadhafi já não dispõem mais de recursos e a OTAN continua bombardeando. E a grande mídia não fala nada...!


Enquanto isto, no Bharein e na Arábia Saudita, os governos submissos aos interesses dos EUA estão massacrando suas populações. E a grande mídia também naõ fala nada...!


Amanhã, quando decidirem se apossar de nossa Amazônia, virão "proteger" nossos indígenas. E a grande mídia não falará nada...!



http://cdn.antonyloewenstein.com/wp-content/uploads/2011/08/cartoon230811_639070d.jpg?cda6c1


Otan: ataque deixa 354 mortos em Sirte, diz porta-voz de Gaddafi


17/9/2011 11:00,  Por Redação, com agências internacionais - de Sirte, Líbia 

Gaddafi Rebeldes mantêm o certoa Sirte, último bastião de resistência das tropas fiéis a Gaddafi

Ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a Sirte, realizados na última noite, deixaram 354 mortos, informou neste sábado o principal porta-voz de Muammar Gaddafi à agência inglesa de notícias Reuters. De acordo com o representante Moussa Ibrahim, “mais de 30 foguetes” foram disparados contra prédios residenciais e um hotel.
O resultado são mais de 354 mortos, 89 desparecidos e quase 700 feridos em uma noite – disse à agência.
A intervenção da Otan é mantida na Líbia mesmo após a tomada da capital Trípoli, considerada território fundamental na derrocada do governo de Gaddafi. No atual estágio do conflito, os rebeldes procuram consolidar a tomada do país com avanços a cidades de maior concentração das forças do coronel.
Sirte, cidade natal de Gaddafi, sofreu nos últimos dias uma nova investida dos rebeldes, de cujo território os rebeldes hoje afirmaram já ter controle.
Nos útimos 17 dias, mais de dois mil moradores de Sirte morreram em ataques da Otan – completou Ibrahim à Reuters.
O porta-voz garantiu que Gaddafi permanece na Líbia e permanece coordenando a ação de seu exército na resistência ao avanço dos rebeldes, que já tomaram a maior parte do país.
– Ele lidera a luta de todas as formas. Fala com as pessoas, dá palestras, discute, procura por todos os meios de resistência. Teremos condições de continuar esta luta e possuímos armas suficientes para meses e meses de confronto – garantiu o representante, que há algumas semanas guiava os jornalistas nas visitas por uma Trípoli ainda controlada pelas forças de Gaddafi.
.....

14/09/2011 - 09h01

Gaddafi está na Líbia preparando suas forças, diz porta-voz

Sylvia Westall
Túnis (Tunísia)


Muammar Gaddafi ainda está na Líbia e animado, com um exército poderoso por trás dele, disse nesta quarta-feira o porta-voz do líder deposto.
"O líder está com boa saúde, moral elevada... claro que ele está na Líbia", contou Moussa Ibrahim à Reuters por meio de uma linha de telefone via satélite.
"A luta está mais longe de terminar do que o mundo possa imaginar. Ainda estamos muito poderosos, nosso exército ainda é poderoso... temos grandes áreas na Líbia sob nosso controle", disse ele. "Estamos reunindo nossas forças."
Ibrahim se negou a dizer onde ele mesmo estava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário