domingo, 23 de abril de 2017

Salve Jorge!

Na Bahia, é Oxossi.
Okê arô, Oxóssi!

No Rio de Janeiro, Ogum.
Ogunhê, patakori Ogum!

Sua bênção, meu Pai!


Carybé representou São Jorge com um coração azul de Oxóssi


23 de abril - Dia de São Jorge -  de 2017

 
 
Salve Jorge!


Por Célio Santos Júnior



Antes da alvorada, bebi a primeira dose em homenagem a Jorge.
Bebi a segunda, a terceira e quarta em homenagem a Jorge Benjor, Jorge Aragão e Seu Jorge.
A última antes de sair de casa, dose dupla, em homenagem a Jorge e Matheus.



Salve Jorge!
Hoje é o dia do Santo Guerreiro!


 

Passei na barraquinha da quermesse e tomei uma pra espantar o frio.


Salve Jorge!
O santo casamenteiro!


 

Fiz uma selfie montado no cavalo.
Ao vivo, montado no cavalo, gritei:
- Independência ou Morte!
Postei no meu Facebook. 



Salve Jorge!


Na missa, pedi uma dose de vinho e double hóstia, com Nutella e batata frita.
Na hora da confissão, pedi para fazer uma delação premiada.


- Seu padre, mataram o Dragão em um auto de resistência.
- Eu sei que a Baleia Azul está no sítio de Atibaia andando de pedalinho.
- O cavalo sofre maus tratos e só usa mato queimado.


- Tem provas meu filho?
- Não!!! Mas tenho a convicção!


 

Ainda muito doido, revelei ao padre que vivo na putaria e que precisava casar.
- Coloquei, como minha vó dizia, a imagem de São Jorge casamenteiro de cabeça pra baixo afogado na cachaça.
- Tenho muita fé de alcançar esta graça! 


- Meu filho, Santo casamenteiro é Santo Antônio!

- Porra padre, só agora que tu me avisa?
- Salvem Jorge! Salvem Jorge! Socorro!



Salve Jorge!





ORAÇÃO AOS ORIXÁS


Que a irreverência e o desprendimento de Exu nos animem a não encarar as coisas da forma como elas parecem à primeira vista e, sim, que nós aprendamos que tudo na vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado bom e proveitoso! Laro yê exu!

Que a tenacidade de Ogum nos inspire a viver com determinação, sem que nos intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança desobstruam nosso caminho e seu escudo nos defenda. Ogum yê meu pai!

Que o labor de Oxóssi nos estimule a conquistar sucesso e fartura à custa de nosso próprio esforço. Que suas flechas caiam à nossa frente, às nossas costas, à nossa direita e à nossa esquerda, cercando-nos para que nenhum mal nos atinja. Okê arô ode!

Que as folhas de Ossaim forneçam o bálsamo revitalizante que restaure nossas energias, mantendo nossa mente sã e corpo são. Ewe ossanhe!

Que Oxum nos dê a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada. Tal como suas águas doces – que seguem desbravadoras no curso de um rio, entrecortando pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar – assim seja para que nós possamos lutar por um objetivo sem arrependimentos. Ora yeyêo Oxum!

Que o arco-íris de Oxumaré transporte para o infinito nossas orações, sonhos e anseios, e que nos traga as respostas divinas, de acordo com nossos merecimento. Arroboboi Oxumaré!

Que os raios de Iansã alumiem nosso caminho e o turbilhão de seus ventos leve para longe aqueles que de nós se aproximam com o intuito de se aproveitarem de nossos fraquezas. Êpa hey oyá!

Que as pedreiras de Xangô sejam a consolidação da lei divina em nosso coração. Seu machado pese sobre nossas cabeças agindo na consciência e sua balança nos incuta o bom senso. Caô! Caô cabecilê!

Que as ondas de Iemanjá nos descarreguem, levando para as profundezas do mar sagrado as aflições do dia-a-dia, dando-nos a oportunidade de sepultar definitivamente aquilo que nos causa dor e que seu seio materno nos acolha e nos console. Odoyá Iemanjá!

Que as cabaças de Obaluaê tragam não só a cura de nossas mazelas corporais, como também ajudem nosso espírito a se despojar das vicissitudes. Atotô Obaluaê!

Que a sabedoria de Nanã nos dê uma outra perspectiva de vida, mostrando que cada nova existência que temos, seja aqui na terra ou em outros mundos, gera a bagagem que nos dá meios para atingir a evolução, e não uma forma de punição sem fim como julgam os insensatos. Saluba Nanã!

Que a vitalidade dos Ibejis nos estimule a enfrentar os dissabores como aprendizado; que nós não percamos a pureza mesmo que, ao nosso redor, a tentação nos envolva. Que a inocência não signifique fraqueza, mas sim refinamento moral! Oni di beijada!

Que a paz de Oxalá renove nossas esperanças de que, depois de erros e acertos, tristezas e alegrias, derrotas e vitórias, chegaremos ao nosso objetivo mais nobre, aos pés de Zambi maior! Êpa babá Oxalá!

Que assim seja! Porque assim será! Porque assim o é!


NOTA: Desconhecemos o autor desta belíssima oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário