terça-feira, 11 de abril de 2017

Caso José Mayer - Foi a Globo que...




Foi a Globo que...



Por Roberta Araújo
*



Antes de divulgar e exultar com a postura da Globo em “punir” José Mayer por assédio ou afastar Otaviano Costa do vídeo show por rir de atitude machista do Big Brother, lembrem-se de que foi a Globo que universalizou entre nós a cobiça por Anita, apresentada como uma “ ninfeta” ousada que seduzia um homem casado e com idade de ser seu pai.

Foi a Globo que nos apresentou Angel, uma adolescente que permeou o imaginário dos desejos mantendo um ardoroso caso com o marido da sua própria mãe.

Foi a Globo que, em 'Laços de Família', envolveu o Brasil na polêmica trama em que a jovem filha rouba Edu, o namorado da mãe, interpretado por Reynaldo Gianecchini.

Foi a Globo que, em 'Avenida Brasil', nos trouxe como núcleo de comédia, a trama com três mulheres envolvidas com o mesmo homem, o empresário Cadinho e que declinam de suas vidas e sem dignidade para se sujeitarem a viver com ele, mesmo após se descobrirem enganadas.

Em 'Império', a Globo preencheu o imaginário de desejos com a trama do charmoso Comendador que, mesmo casado com Marta, mantinha um fogoso affair com uma menina mais jovem que sua própria filha.

Foi a Globo que fez o Brasil se divertir com o programa Zorra Total, que tinha em seu quadro principal duas amigas em um vagão de metrô, sendo uma delas, a Janete, bolinada de várias formas e tocada em suas partes íntimas com a batuta de um maestro, enquanto a sua amiga Valéria, ao invés de defendê-la, dizia: “aproveita, tú é muito ruim, Babuína se joga.”

Então, quando essa emissora diz em nota que "repudia qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito" está, em verdade, sendo dissimulada e ofensiva por nos considerar alienados ou parvos.

A verdade é que a Rede Globo coisifica as mulheres, naturaliza a violência, os abusos e assédios, incentiva o desrespeito, ridiculariza o papel e a posição da mulher e subalterna nossa dignidade.

São mensagem explícitas e subliminares como as que essa Rede Globo universaliza e crava no imaginário masculino brasileiro que estupram, abusam, ferem e vitimam milhares de Mirellas que habitam entre nós.


*Juíza Federal do Trabalho TRT 6ª Região.

Um comentário: