sexta-feira, 14 de abril de 2017

A perigosa proximidade entre Moro e o site Antagonista







DCM, 14/04/17



A perigosa proximidade entre Moro e o site Antagonista

 

Por Paulo Nogueira


 

A proximidade de Moro com o site ultraconservador Antagonista é perigosa para a democracia. Mais que isso, é reveladora. Sabe-se por ela o universo mental de Moro.

O principal nome do site é Diogo Mainardi, que devota há tempos um ódio espumante a Lula. E é curioso. Mainardi só existe graças a Lula. Nos primeiros anos da década de 2000, Roberto Civita usou Mainardi para bater incessantemente em Lula numa coluna na Veja.

A serventia de Mainardi para Roberto Civita era exatamente essa: pau em Lula. Pau sem limites. No jornalismo de guerra praticado pela Veja de Roberto Civita, Mainardi era um dos dois terroristas da casa. O outro era Reinaldo Azevedo, agora tão bem comportado que já usa a palavra petralha, e nem se ufana de tê-la supostamente criado.

Mainardi gostou do papel que lhe coube representar. Acabou se confundindo com o personagem da coluna, e continua em sua Jihad pessoal. Mainardi tem fixação psicótica por Lula.

Imagine Mainardi como juiz de Lula. Imaginou? Então você tem uma boa ideia de Moro como juiz de Lula. Não há nada que Lula possa fazer: será sempre culpado de monstruosidades. O veredito vem antes do julgamento.

Nos meus tempos de Abril e de revistas, pensávamos numa pessoa que representasse a publicação. Isso facilitava a vida dos editores na escolha das pautas. Moro representa o Antagonista. E a recíproca é verdadeira: o Antagonista representa Moro. São almas gêmeas. Na página do Facebook que Rosangela Moro dedica ao marido superstar, o Antagonista é imensamente promovido com links para o site.

Suponha alguém que odeie você como seu juiz em alguma causa. É Lula sob Moro. Não existe hipótese de isenção.

No episódio do blogueiro Eduardo Guimarães, Moro se notabilizou — negativamente — por haver arbitrado que não se tratava de um jornalista. Você pode responder o seguinte: Guimarães é muito mais jornalista do que Moro é juiz. Juiz não faz as coisas que Moro faz. Juiz não age como Mainardi. Aliás, jornalista de verdade também não.

Não é justo que o destino de Lula fique atrelado a alguém como Moro. Quem conhece o mínimo de Mainardi e do Antagonista vai entender e concordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário