quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quem cala, consente!

Rubens Nóbrega  -  Sábado, 6 de Novembro de 2010 
Viva o Nordeste!
Durante todo o período eleitoral deste ano devo ter recebido mais de mil mensagens eletrônicas enviadas pela campanha mais vil, mais preconceituosa, mais intolerante e mais mentirosa que já acompanhei desde quando me entendo por gente.
A esmagadora maioria desses i-meios, iguais a tantos outros que rodaram o mundo e o Brasil via Internet, visava desqualificar a então candidata Dilma Rousseff (PT), hoje presidente eleita pela vontade de Deus e da maioria do povo brasileiro.
No rescaldo dessa guerra resiste e persiste uma onda nazi-fascista que agora busca fomentar o ódio entre brasileiros do Sul e do Norte ou, para ser mais preciso, de sulistas em geral e paulistas em particular contra os nordestinos.
Ainda bem que esse tipo de coisa parte de minoria inconformada com a eleição de Dilma, a quem um bando de boçais elitistas, reacionários e alienados de todo tipo tenta caracterizar como alguém que deve sua eleição a uma região pobre e atrasada.
Ainda bem que os eleitores conscientes mostraram nas urnas toda a sua repulsa a manifestações tão ignóbeis, mas não podemos relaxar no combate aos pregoeiros da discórdia e até mesmo – vejam só! – de uma secessão no Brasil.
Mais do que vigilância é preciso destruir, com argumentos tão sólidos quanto irrefutáveis, em nome da verdade, que Dilma Rousseff é a presidente de todos os filhos e filhas deste solo, porque obteve consagradora votação em todo o país.
Prova disso é que ela só perdeu para José Serra, o candidato do PSDB – e mesmo assim por muito pouco – na região Sul. Dilma ganhou bem no Sudeste, bem no Centro-Oeste, muito bem no Norte e bem até demais no Nordeste.
Prova disso é que mesmo sem os votos do Nordeste, ainda assim Dilma bateria Serra com o que obteve no resto do país. Contra números (veja tabela abaixo) não cabe argumento, esperneio, choro inconformado ou a baba biliosa de uns poucos.
Vamos ver como se comportou o Nordeste nessa eleição e como se sairia a vitoriosa sem o apoio dessa banda ainda muito sofrida (mas sempre abençoada) de um Brasil que melhorou muito com Lula e há de melhorar ainda mais com Dilma.
ESTADO DILMA           SERRA
ALAGOAS       737.236       637.368
BAHIA    4.737.079    1.948.584
CEARÁ    3.288.217       962.645
MARANHÃO    2.294.146       606.449
PARAÍBA    1.229.391       767.919
PERNAMBUCO    3.457.953    1.113.235
PIAUÍ    1.112.380       477.092
SERGIPE       568.862       493.280
RIO GRANDE DO NORTE       979.772       665.726
TOTAIS  18.405.036     7.672.298
BRASIL 55.752.529    43.711.388
NORDESTE  18.405.036     7.672.298
Brasil menos o Nordeste  37.347.493   36.039.090
Maioria pró Dilma sobre Serra sem o Nordeste    1.308.403 
Como diz o intrépido Marcos Pinto Basto, “são informações como esta que todo o Povo necessita conhecer”, acrescentando:
- Os votos obtidos por Dilma no Nordeste mostram que a imensa maioria dos eleitores teve o mesmo bom senso daqueles que votaram nela nos outros estados, mas os eternos associados da legião dos vendilhões da Pátria logo aproveitam para mostrar quais são as teorias que os regem, tentando apagar sucessivas derrotas que já receberam e vão continuar amargando até entrarem nos eixos. Só os incautos e desinformados cidadãos embarcam nas teorias desses velhacos traidores da Pátria!
As informações que Marcos recebeu e repassou, incluindo a tabela acima, devem ter sua autoria creditada a Marcos Ojeda, que se apresenta como “nascido em São Paulo, Capital, brasileiro e nordestino por amor”.
Ojeda alerta para a existência de uma onda xenófoba no Brasil, por ele qualificada como “preconceituosa, intolerante, canalha e mentirosa”.
Essa onda, todos sabem, ameaçou tomar proporções de tsunami a partir do famoso e infeliz comentário de uma estagiária de Direito no twitter, que de São Paulo sugeriu aos amigos que ‘afogassem’ os nordestinos eleitores de Dilma.
Talvez motivado pela necessidade de reagir à ofensa e à incitação à sizânia, Ojeda checou os números do 2º turno e constatou que “Dilma venceria com mais de um milhão e trezentos mil votos, mesmo que todos os votos do Nordeste fossem anulados”.
Ele informa que os dados foram coletados no TSE e pede a todos que divulguem seu trabalho, como forma de “combater firmemente o preconceito, o ódio, a xenofobia”. E conclui sua obra dando vivas ao Nordeste e ao Brasil. Viva!
Quem cala...A propósito do assunto da coluna de hoje e do muito que rolou na web e na mídia esta semana, recebi ontem as observações muito bem observadas do caríssimo Emanuel Santana. Vejam adiante.
Caro Jornalista, assim que foi conhecido o resultado da eleição presidencial, com a vitória da nossa candidata Dilma Rousseff, que significou o coroamento do grande trabalho do Presidente Lula, explodiu uma onda de ataques de xenofobia contra nós nordestinos nas redes sociais da internet, promovidos pelos eleitores do candidato derrotado José Serra ou Zé Serra, o que para mim não é nenhuma novidade.
O que vem me causando perplexidade, no entanto, é o fato de que passados vários dias desde que os ataques foram proferidos e largamente divulgados pela imprensa, não vi, não ouvi nem li o Zé Serra ou qualquer outra liderança política do seu grupo manifestar-se publicamente para repudiar esses ataques a todo o povo do Nordeste. Sendo assim, fica aquela máxima popular, bem conhecida entre nós nordestinos, segundo a qual quem cala, consente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário