sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Livro: As pessoas em primeiro lugar

Folha de São Paulo, 12/06/2010
 
Prêmio Nobel defende uma economia do bem-estar
CLAUDIA ANTUNES

O indiano Amartya Sen, Nobel de Economia em 1998, preza sobretudo a liberdade.
Mas entende que a sociedade deve garantir igualdade de condições para que todos possam exercer a liberdade, escolhendo como desenvolver suas potencialidades.
O conceito permeia "As Pessoas em Primeiro Lugar - A Ética do Desenvolvimento e os Problemas do Mundo Globalizado", coletânea de textos de Sen e do economista argentino Bernardo Kliksberg, assessor de órgãos como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Uma resposta tanto aos que rejeitam o mercado quanto aos que acham que ele por si só tudo resolve, os artigos defendem que a distribuição justa dos recursos gerados na economia é um ativo, e não um entrave, ao desenvolvimento.
"O discurso econômico ortodoxo (...) deslocou da economia a discussão sobre os valores éticos, apresentando-a como mera questão tecnocrática", critica Kliksberg.
Crítico dos anos Menem - quando a alta renda per capita combinou-se a aumento do desemprego e da pobreza-, o argentino transplanta as ideias de Sen para análises sobre a América Latina.
"Se existe pobreza, é porque existe desigualdade", afirma, ressaltando os aspectos múltiplos do fenômeno -não é só a renda que é discrepante, mas o acesso à educação, à saúde, ao crédito, à tecnologia.

TEXTOS INDEPENDENTES
Os dois mostram que o crescimento não equivale necessariamente ao aumento do bem-estar social.
Num texto sobre a expectativa de vida, Sen mostra como, em 1992, as populações do Sri Lanka, da China e do Estado indiano de Kerala eram mais longevas do que as de Brasil, África do Sul e Gabão, que tinham renda per capita maior.
No Reino Unido a longevidade subiu e a subnutrição caiu em plena Segunda Guerra -provavelmente devido à distribuição de alimentos.
Os artigos, que podem ser lidos separadamente, vão além da economia estrita.
Sen trata a globalização como um fenômeno milenar de assimilações intercontinentais e toca num tema que lhe é caro -a rejeição das identidades rigidamente definidas por religião ou etnia.
"A confusão de globalização com ocidentalização não é somente a-histórica como também desvia a atenção dos muitos benefícios potenciais da integração global", diz.
Kliksberg analisa a criminalidade, o voluntariado e a importância da cultura para o desenvolvimento.
A educação e as ideias que circulam, afirma, ajudam a definir tanto o capital social -os valores compartilhados e a confiança entre diferentes setores numa sociedade- quanto as políticas adotadas.


AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR
AUTORES
Amartya Sen e Bernardo Kliksberg
TRADUÇÃO Bernardo Ajzemberg e Carlos Eduardo Lins da Silva
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 58 (408 págs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário