domingo, 7 de novembro de 2010

Civilização ou barbárie

Por Emir Sader

Esse é o lema predominante no capitalismo contemporâneo. Universalizado a partir da Europa ocidental, o capitalismo desqualificou a todas outras civilizações como ‘bárbaras”. A ponto que, como denuncia em um livro fundamental, Orientalismo, Edward Said, o Ocidente forjou uma noção de Oriente, que amalgama tudo o que não é Ocidente: mundo árabe, japonês, chinês, indiano, africano, etc. etc. Fizeram Ocidente sinônimo de civilização e Oriente, o resto, idêntico a barbárie.
No cinema, na literatura, nos discursos, civilização é identificada com a civilização da Europa ocidental – a que se acrescentou a dos EUA posteriormente. Brancos, cristãos, anglo-saxões, protestantes – sinônimo de civilizados. Foram o eixo da colonização da periferia, a quem queriam trazer sua “civilização”. Foram colonizadores e imperialistas.

Os EUA se encarregaram de globalizar a visão racista do mundo, através de Hollywood. Os filmes de far west contavam como gesto de civilização as campanhas de extermínio das populações nativas nos EUA, em que o cow boy era chamado de “mocinho” e, automaticamente, os indígenas eram “bandidos, gestos que tiveram em John Wayne o “americano indômito”, na realidade a expressão do massacre das populações originárias.

Os filmes de guerra foram sempre contra outras etnias: asiáticos, árabes, negros, latinos. O país que protagonizou o mais massacre do século passado – a Alemanha nazista -, com o holocausto de judeus, comunistas, ciganos, foi sempre poupada pelos nortemamericanos, porque são iguais a eles – brancos, anglo-saxões, capitalistas, protestantes. O único grande filme sobre o nazismo foi feito pelo britânico Charles Chaplin – O grande ditador -, que teve que sair dos EUA antes mesmo do filme estrear, pelo clima insuportável que criaram contra ele.

Os países que supostamente encarnavam a “civilização” se engalfinharam nas duas guerras mundiais do século XX, pela repartição das colônias – do mundo bárbaroentre si, em selvagens guerras interimperialistas.

Essa ideologia foi importada pela direita paulista, aquela que se expressou no “A questão social é questão de polícia”, do Washington Luis – como o FHC, carioca importado pela elite paulista -, derrubada pelo Getúlio e que passou a representar o anti-getulismo na politica brasileira. Tentaram retomar o poder em 1932 – como bem caracterizou o Lula, nada de revolução, um golpe, uma tentativa de contrarrevolução -, perderam e foram sucessivamente derrotados nas eleições de 1945, 1950, 1955. Quando ganharam, foi apelando para uma figura caricata de moralista, Jânio, que não durou meses na presidência.

Aí apelaram aos militares, para implantar sua civilização ao resto do país, a ferro e fogo. Foi o governo por excelência dessa elite. Paz sem povo – como o Serra prometia no campo: paz sem o MST.

Veio a redemocratização e essa direita se travestiu de neoliberal, de apologista da civilização do mercado, aquela em que, quem tem dinheiro tem acesso a bens, quem não tem, fica excluído. O reino do direito contra os direitos para todos.

Essa elite paulista nunca digeriu Getúlio, os direitos dos trabalhadores e seus sindicatos, se considerava a locomotiva do país, que arrastava vagões preguiçosos – como era a ideologia de 1932. Os trabalhadores nordestinos, expulsados dos seus estados pelo domínio dos latifundiários e dos coronéis, foi para construir a riqueza de São Paulo. Humilhados e ofendidos, aqueles “cabeças chatas” foram os heróis do progresso da industrialização paulista. Mas foram sempre discriminados, ridicularizados, excluídos, marginalizados.

Essa “raça” inferior a que aludiu Jorge Bornhausen, são os pobres, os negros, os nordestinos, os indígenas, como na Europa “civilizada” são os trabalhadores imigrantes. Massa que quando fica subordinada a eles, é explorada brutalmente, tornava invisível socialmente.

Mas quando se revela, elege e reelege seus lideres, se liberta dos coronéis, conquista direitos, com o avança da democratização – ai são diabolizadas, espezinhadas, tornadas culpadas pela derrota das elites brancas. Como agora, quando a candidatura da elite supostamente civilizada apelou para as explorações mais obscurantistas, para tentar recuperar o governo, que o povo tomou das suas mãos e entregou para lideres populares.

É que eles são a barbárie. São os que chegaram a estas terras jorrando sangue mediante a exploração das nossas riquezas, a escravidão e o extermínio das populações indígenas. Civilizados são os que governam para todos, que buscam convencer as pessoas com argumentos e propostas, que garantem os direitos de todos, que praticam a democracia. São os que estão construindo uma democracia com alma social – que o Brasil nunca tinha tido nas mãos desses supostos defensores da civilização.
.........

http://www.viomundo.com.br/denuncias/safernet-denuncia-1037-perfis-do-twitter-e-do-facebook-por-racismo.html
5 de novembro de 2010 às 19:34

Safernet denuncia 1037 perfis do Twitter e do Facebook por racismo

http://info.abril.com.br/noticias/internet/safernet-denuncia-mil-contas-por-racismo-05112010-40.shl
 
Vinicius Aguiari, de INFO Online

SÃO PAULO – A ONG Safernet protolocou ontem no Ministério Público paulista uma notícia-crime relacionada às manifestações de racismo cometidas no Twitter e no Facebook no domingo, após a apuração das eleições.
O relatório da Safernet identifica 1 037 perfis acusados de cometer racismo contra nordestinos. Os perfis foram denunciados por outros usuários desde domingo até às 18h de ontem.
Segundo o presidente da Safernet, Tiago Tavarez, cabe agora ao MP decidir se aceita a denúncia e aprofunda as investigações sobre o caso ou se o arquiva. Além da notícia-crime da Safernet, o MP também recebeu uma outra denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco.
As mensagens racistas contra os nordestinos foram publicadas na web após a realização das eleições no domingo. As denúncias chegaram à ONG por meio da página www.denuncie.org.br.
Apagar contas não exclui provas, diz advogado
Segundo o professor de direito digital e sócio do escritório Opice Blum, Rony Vainzof, a exclusão das mensagens e das contas não excluem as provas. O que importa, nesse caso, é o ato doloso, a vontade consciente do ilícito de praticar, induzir ou incitar a discriminação”, explica ele.
Os usuários que publicaram mensagens racistas sofrem com um agravante, pois cometeram o crime de racismo através de um meio de comunicação. Dessa forma, a pena pode aumentar de um a três anos para de dois para até cinco anos. “É importante que os usuários se conscientizem que a internet não é um mundo sem lei”, alerta o advogado.
.....

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ig-fala-o-pai-da-moca.html


5 de novembro de 2010 às 18:47

IG: Fala o pai da moça

A pedido da OAB e da Procuradoria da República, Mayara Petruso será investigada por comentários contra nordestinos na internet
Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo | 05/11/2010 17:46
O empresário Antonino Petruso, morador de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, soube pelos jornais que a filha mais nova, Mayara Penteado Petruso, está sendo alvo de investigação pela Procuradoria Geral da República por crime de preconceito. Ela é a estudante de Direito que, finalizada a apuração que apontou Dilma Rousseff (PT) como nova presidenta do Brasil, desancou a postar frases de preconceito e discriminação contra o povo nordestino na internet.
Nas frases postadas na rede de microblogs Twitter e no Facebook, a jovem sugere o extermínio dos nordestinos e pede o fim do direito de voto para quem não mora na região Sudeste.
Antonino Petruso se disse “surpreso, decepcionado e envergonhado” pela atitude da filha e lamentou que a menina tenha se deixado influenciar pelo “acirramento” do debate eleitoral. “Nunca fui chegado a política e nunca ensinei nada disso para as minha filhas. Tenho um enorme respeito pelos nordestinos e é graças a eles que consigo das uma vida digna para minha família e pagar a faculdade da Mayara”, disse Petruso ao iG, em entrevista por telefone.
Petruso é dono de uma rede de supermercados de Bragança e diz que tem vários clientes e empregados de origem nordestina. Pai de quatro filhos, ele trabalha mais de 15 horas por dia para administrar o negócio herdado do pai. Nos últimos anos, em virtude da melhora da economia, viu os negócios melhorarem graças às políticas econômicas do governo Lula. “Tenho muita simpatia pelo Lula. Ele não resolveu tudo, mas fez um excelente governo. Se a Mayara tivesse me consultado, teria pedido para ela votar na Dilma. Entre todos os candidatos, ela era a melhor opção para o País”, afirmou o empresário.
Relacionamento
Mayara é filha de um relacionamento de Antonino fora do casamento. Embora o empresário financie os estudos e a moradia da jovem em São Paulo, ele narra que o relacionamento com a filha é um pouco distante. “Desde quando ela foi morar em São Paulo, pouco nos falamos. Duas outras filhas também moraram na capital nesses últimos anos, mas ela não mantinha contato nenhum com as irmãs nesse período”, contou.
Desde quando soube do caso, Antonino tenta encontrar a filha para saber o que de fato aconteceu, mas não consegue localizá-la. Após tentar fazer contato com a garota pelo celular e até ligar para a mãe dela, não obteve retorno e se disse preocupado com o que possa estar acontecendo. “A internet tem muito problema de hacker. Eu mesmo já tive o e-mail invadido por eles. Quero ouvir dela o que está acontecendo. Se ela fez mesmo essas coisas graves que os jornais estão dizendo, terá que pagar e responder na Justiça”, disse o pai. “Sou contra qualquer tipo de discriminação. É o pior crime possível e estou muito chateado que a minha filha esteja envolvida nesse tipo de coisa”, desabafou.
“Geyse da FMU”
Mayara é estudante do sexto semestre de Direito da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Transferida de uma faculdade da região do Pari, passou a frequentar as aulas no campus da Liberdade apenas neste ano, no período noturno.
Na sala 203, no segundo andar, a estudante sentava no fundo da classe e conversava com alguns poucos colegas de classe, em virtude do pouco tempo na turma. Apesar de muito jovem, com 21 anos, ela já estagiava em um escritório de advocacia durante o dia, mas foi despedida da empresa por causa do episódio. Na classe, os colegas mais próximos dizem que a jovem nunca soltou qualquer comentário preconceituoso e mantinha o respeito com todos os colegas.
“Era uma jovem sorridente e concentrada nos estudos. Conversava com todo mundo que vinha puxar papo com ela, mesmo aqueles de origem nordestina”, disse o estudante identificado apenas como Carlos, que sentava na frente da jovem e fez trabalhos com ela pelo menos duas vezes neste ano.
“Acho que ela foi ingênua e infeliz ao fazer esse tipo de comentário. Foi uma coisa muito feia o que ela disse, mas sei que ela não deve ter agido por mal”, disse outra colega que se identificou como Aline.
A história de Mayara ecoou entre os alunos da FMU e foi o principal assunto nesta quinta-feira, data que a reportagem do iG esteve na faculdade. No intervalo, nos elevadores e em todas as salas de aula, as pessoas buscavam identificar quem era a garota apelidada de “Geyse da FMU”, em referência ao episódio da estudante Geyse Arruda, que foi hostilizada por colegas da Uniban por frequentar as aulas  com um vestido cor de rosa curtíssimo.
“A Mayara é a maior celebridade do curso de Direito hoje”, brincou um jovem durante o intervalo das aulas, numa roda com outros cinco jovens do terceiro ano.
“Desde o dia em que o episódio de preconceito veio a tona, Mayara não apareceu mais na faculdade. As amigas mais próximas dizem que ela não atende ao telefone nem responde e-mails. Uma delas chegou até a visitar a república onde Mayara mora com outras duas amigas, mas foi informada de que a jovem teria voltado para Bragança, para a casa da mãe.
Os colegas de sala temem que ela abandone o curso. Todos lamentaram o episódio e disseram até que sentem dó pelo que Mayara está passando. “Ela é muito novinha. Não deve estar sendo fácil enfrentar toda essa pressão”, afirmou a representante de sala.
‘Case’ de Direito
O caso da jovem de Bragança Paulista está sendo tratado pelos professores como “case” das aulas de Direito Civil. Segundo os alunos, alguns professores até analisaram o caso da jovem pela ótica jurídica. “Um dos professores afirmou que ela pode responder processo por incitação à violência e discriminação”, disse Rafael Prado, estudante do quarto ano de Direito. “Os professores estão usando o caso para alertar os alunos sobre os limites da internet. É capaz até de as aulas de Direito Eletrônico ficarem mais animadas”, brincou o estudante.
Ameaças e preconceitos
A Segurança da FMU também está em alerta. Para evitar que a jovem sofra qualquer tipo de hostilidade caso volte às aulas, os seguranças passam pela sala 203 na hora da entrada, do intervalo e na saída. Numa dessas rondas, a reportagem do iG foi flagrada dentro da sala de aula, ouvindo os colegas da jovem na hora do intervalo. Ao convidar o repórter a se retirar da faculdade, um dos seguranças disse que os responsáveis pela segurança estão em alerta total porque um jovem de origem nordestina invadiu a universidade da última quarta, ameaçando agredir Mayara. “A sorte é que ela não tem vindo às aulas”, disse um dos seguranças.
O pai de Mayara afirma que o episódio causou muitos problemas para a família. Além de assunto entre a maioria dos jovens de Bragança, uma das irmãs de Mayara tem sido alvo de críticas e comentários preconceituosos na faculdade onde estuda, em Bragança. A jovem confessou ao pai que alguns professores também têm destratado a moça em virtude do episódio. “Gostaria que as pessoas não confundissem as coisas por causa de um sobrenome. A Mayara tem 21 anos e responde por seus atos. O que ela fez foi muito grave, mas nós, familiares, só podemos lamentar e ajudá-la a se livrar desse preconceito ruim”, avalia o pai. “Os que confundem as coisas, incorrem num erro ainda mais grave que o da minha filha”, sentencia.

Desculpas da família

Antonino Petruso soube pelo iG que a filha não está frequentando a faculdade. Com problemas de visão que o impedem de dirigir, o empresário deve viajar a São Paulo no final de semana com uma das filhas para encontrar a filha e tentar orientá-la.
A Procuradoria Regional da República de São Paulo já solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) que abra investigação contra Mayara. O processo foi encaminhado para a procuradora Melissa Garcia Blagitz Abreu e Silva, do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos).
O pai da jovem promete contratar um advogado para ajudar a filha, mas ressalta que a jovem terá que responder por seus atos. “Preconceito é um crime inaceitável. Se ela fez isso mesmo, terá que pagar. Como pai, peço apenas desculpas aos nordestinos, do fundo do meu coração. Amo o Nordeste e todos os nordestinos merecem o meu respeito”, declarou Antonino Petruso.
Lá fora
O caso chegou a repercutir na imprensa internacional. O site do jornal britãnico The Telegraph publicou reportagem do seu correspondente no Brasil a respeito do assunto. A matéria diz que se a jovem for condenada pela Justiça, poderá pegar uma pena de dois a cinco anos de prisão por racismo. Ou então, de três a seis meses – ou multa – por incitar o assassinato na internet.

----------

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/escritorio-de-advocacia-demite-a-estagiaria-mayara-petruso/


Escritório de advocacia demite a estagiária Mayara Petruso
Surto de histeria crônica depois da derrota de José Serra
Depois de jogar no lixo a responsabilidade no uso de sua liberdade de expressão, a estudante de Direito Mayara Petruso foi demitida hoje do escritório de advocacia em que trabalhava. Ela também é alvo de uma notícia-crime movida pela OAB-PE, além de motivo de vergonha e de revolta de muitos brasileiros.
É a rebordosa que chega avassaladora para uma estudante inconsequente.

Esse caso é preocupante, porque não envolve apenas a estudante, nem a fossa afetiva e moral em que ela deve estar enfiada neste momento.
A multiplicação das mensagens racistas a partir de Mayara Petruso nas redes sociais (que nos lembram daquele patife manifesto São Paulo para os Paulistas, bem como casos recentes de bullying eleitoral nas escolas, narrados por pais na internet) mostra que no Brasil existem indivíduos que apresentam sintomas de uma doença social muito grave, complexa, que engloba muitos fatores (inclusive as famílias e escolas dessa juventude): a ignorância.
Não aquela ignorância que se come na falta de merenda das escolas públicas – que esse pessoal que se revela agora tem condições econômicas muito boas. Mas uma ignorância-doença, microfascista, carregada de preconceitos e ódios.
.......
Folha OnLine, 03/11/2010

Escritório de advocacia diz lamentar 'infeliz opinião' de ex-estagiária acusada de racismo

O escritório Peixoto e Cury Advogados, de São Paulo, confirmou hoje que a estagiária e estudante de Direito Mayara Petruso não faz mais parte de seu quadro de funcionários.
  1. A assessoria do escritório se nega a dizer quando e o motivo pelo qual a jovem deixou o emprego.
"O Peixoto e Cury Advogados confirma que a estudante de Direito, Mayara Petruso foi sua estagiária, porém, não faz mais parte dos quadros do escritório. Com muito pesar e indignação, lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", afirmou, em nota, o escritório.

Ela é apontada como autora de uma série de comentários racistas no Twitter, feitos logo após as eleições, responsabilizando os nordestinos pela vitória de Dilma Rousseff (PT).
"Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", teria escrito a estudante no microblog.
A declaração provocou reações dos internautas, que se posicionaram contra e, alguns, a favor. Mais tarde, ela cancelou seu perfil no Twitter, Facebook e Orkut.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Pernambuco afirmou que irá pedir amanhã ao Ministério Público Federal, em São Paulo, a abertura de uma ação penal contra a estudante.
A estudante ainda não foi encontrada pela reportagem.

----------

Em homenagem à diversidade cultural e em repúdio a todo tipo de preconceito.


http://www.youtube.com/watch?v=eEXwfAzRR1I&feature=player_embedded



----------

É esta a mentalidade dos jovens da nossa elite econômica? Que coisa mais triste!

Já imaginaram o eles não farão assumindo postos de comando neste país?


http://kioshi.blogspot.com/2010/11/xenofobia-no-twitter-contra-nordestinos.html




A agora famosa Mayara Petruso também atacou no facebook:



Update - Mais um lamentável caso de preconceito e racismo no Twitter:


E mais dois, jesus.... Cansei de ficar botando no twitpic:


 

Ah se preparem que encontrei mais:











































































Pra finalizar, quem acha que a Dilma foi eleita só por causa do Norte/Nordeste (o que propiciou toda essa ignorância) é que não viu os números, já que Serra não teve larga vantagem nem em SP e RS, e teve só em torno de 40% em estados como MG e RJ, quatro estados que poderiam ter decidido a favor de Serra facilmente, números não mentem: http://goo.gl/NABF

E sem o Nordeste Dilma seria eleita do mesmo jeitohttp://goo.gl/AmRR

556 comentários:


Anônimo disse...
Muito absurdo!!! Merecem cadeia!!!
1/11/10 04:57
Alan disse...
Parabéns !!!!! Vamos denunciar esse tipo de barbaridade, lamento ser compatriota desses perdidos, espero que a justiça possa educar eles! Ministério Público: http://goo.gl/t2ae / Safenet: http://bit.ly/1OzNgq
1/11/10 05:16
Gabriel disse...
sendo q a gente so tava protestando contra a dilma te ganho a eleição prometendo prato de comida pros nordestinos ....
1/11/10 05:19
Katharine disse...
Gabriel você é um idiota preconceituoso, sem comentários, nem sabe o que tá sendo discutido.
1/11/10 10:06
Marco disse...
O nordeste é burro, mas o sudeste foi bastante inteligente ao eleger o Tiririca, né?
1/11/10 10:09
Anônimo disse...
CADEIA
1/11/10 10:13
Anônimo disse...
Todo mundo reclama mais todo mundo sabe que é a pura verdade. Eles são ignorantes e só pensam que a Dilma vai ajudar com isso e com aquilo, mais lá ninguém se esforça pra trabalhar e merecer devido respeito.
1/11/10 10:18
marcos disse...
Fala mal. mas pagam pau, sou nordestino, sou baiano com muito orgulho..
1/11/10 10:19
Anônimo disse...
To com vergonha alheia desse pessoal, São pessoas ignorantes que nunca foram no nordeste, e totalmente sem cultura, No Rio de Janeiro Dilma se elegeu em primeiro lugar!
1/11/10 10:22
Livia Cristina disse...
Vivemos em um país q já sofre por suas infinidades de malezas, acredito q ñ precisamos de uma briguinha sem sentido entre regiões. O povo BRASILEIRO é belo por sua união, alegria e, claro, por ser um povo solidário! Então, vamos mostrar um pouco de respeito, vivemos em uma DEMOCRACIA e a vontade da maioria merece RESPEITO. Sou nordestina, baiana, ñ ganho bolsa família, ñ votei em Dilma, mas respeito qm votou e espero estar equivocada qto a política da atual Presidente do país. Q seja um bom governo para todos nós!!!
1/11/10 10:28
Diogo Caliman disse...
Cadeia nesses preconceituosos. Denuncie aqui: http://www.safernet.org.br/site/denunciar
1/11/10 10:31
Cássio Cruz disse...
Podem até dizer que o pessoal faz piada com sulista, mas não explicitamente desse jeito. Isso aí é que é ignorância, tratar as pessoas como se não fossem nada. O Brasil não depende apenas do Sul não. Vamos aprender a respeitar as pessoas né, porque pra mim isso é mais é falta de educação.
1/11/10 10:31
Fernanda disse...
O nordeste é burro, mas o sudeste foi bastante inteligente ao eleger o Tiririca, Bebeto, Romário né? [2]
1/11/10 10:33
Anônimo disse...
Xenofobia é crime. Sou paulista, e graças aos nossos irmãos do nordeste São Paulo é o que é hoje, graças ao povo paulista, o povo nordestino e tantos outros de todas as partes do Brasil. SOMOS UMA SÓ NAÇÃO! SOMOS BRASIL. Mais eleger a dilma foi foda rssss. Agora fudeu DILMA vez.
1/11/10 10:36
stille disse...
O que mais me impressiona nisso tudo não é nem a xenofobia. Qualquer pessoa que tenha o algum tempo de internet sabe da insegurança e agressividade desse povo com relação aos nordestinos. O mais grave, na minha opinião, é grau de instrução desses que reclamam dos nordestinos. Nem ao menos conseguem construir uma frase correta. Bando de analfabetos funcionais.
1/11/10 10:37
Will disse...
É vergonhoso ver que ainda existem pessoas assim e que tem essa CARA DE PAU de twittar para todo mundo ver o seu preconceito contra algumas pessoas.. Essas pessoas devem ser um bando de mauricinho metido que não precisa da ajuda do governo e mete o pau en todos os programas que o governo cria mas eles não sabem que no Brasil ainda existe uma desigualdade social e nem todo mundo tem condições de se mater com 1 salário.. Sabe essas pessoas devem ser soltas no nordeste com uma camiseta escrita tudo aquilo que ela falou na internet ai vamo ve se elas vão assumir seus atos na frente de um povo tão bonito com uma cultura diversificada e que habitam lugares magnificos.. Essa é minha opinião e fica aqui os meus sentimentos para esse bando de preconceituosos porque meu filho fez agora assume e o Brasil inteiro está contra vocês!!!
1/11/10 10:39
Anônimo disse...
Sabe o q vc's do Sul e Sudeste é? Uma Vergonha pro nosso País se acham tão inteligente e a pior burrice é o Preconceito. Um monte de Idiota q tem é inveja da cultura nordestina , do povo Caloroso e acolhedor q ñ precisa se achar melhor do q ninguém . Ver assim vc's ñ tem porra nenhuma votaram até em Dilma pra ganhar o Bolsa Familia tbm néh? Vc's deveriam é ter vergonha se acham tão inteligente q votaram em Tiririca? ñ tenho nada contra mas quer pior? .. Eu sou Baiana e nordestina com muito orgulho no entanto meu voto foi Nulo e dai adiantou ? não Dilma ganhou pq em meio a Baixarias ela conseguiu se sair bem melhor nas mentiras ... Vão estudar cambada , vão trabalhar e aprender a viver a vida com mas humildade viu ? Ah e nós ñ precisamos q vc's se mantem de trabalhar para os nordestinos não pq se temos uma coisa q vc's não tem é força de vontade fazer o nosso sem precisar de ninguém muito menos de vc's e os Politicos .
1/11/10 10:42
Anônimo disse...
Cambada de burro petista, coloca xenofobia no google. Tirando pela menina que está pedindo para matar nordestino afogado, os demais ão estão cometendo crime algum. Lembrando que quando se tarat de direito penal a norma não pode ser ampliativa, devendo ficar restrita aos casos previstos, pelo menos para analogia "in pejus"
1/11/10 10:43
Isadora disse...
Hahaha! Parecem os gringos que acham que andam que os brasileiros andam de cipó e vestidos de tanga. Certa vez, João Ubaldo Ribeiro comentou que, no exterior, cansado de ser indagado sobre as condições de sua vida selvagem, resolveu fazer os gringos felizes e começou a endossar a palhaçada. Passou a contar a história que eles queriam ouvir: que o pai, volta e meia tinha que dar uns tiros de arcabuz nos índios, que insistiam em pular o muro da residência dos Ribeiros para flechar as galinhas. É isso que dar não ler, ou insisir em se manter desinformado sobre o mundo. Procurem usar como tapa-burro um jornal, talvez dê para ler as manchetes em letras garrafais. Mas não recomendo a Foia de Sumpaulo. Essa, aumenta a cegueira.
1/11/10 10:44
Nádia disse...
O Nordeste valoriza sua cultura, em SP valorizam a cultura americana. Falou bem demais aí em cima quem disse que esses mauricinhos nunca tiveram necessidade alguma, NUNCA PASSARAM FOME. Não sabem a diferença que faz na mesa R$50,00 pra comprar pão, arroz e feijão. E não duvido nada que esses nojentinhos usufruam de vários outros programas do governo, quissá PROUNI e REUNI. Esse tipo de gente me dá nojo, e quero ver a Justiça brasileira se posicionando claramente sobre o assunto. Quero ver esses xenófobos asquerosos na cadeia! (Se bem q a idéia de colocá-los no Nordeste, com camisetas com seus dizeres pareça muuito melhor.)
1/11/10 10:49
Anônimo disse...
Tecnicamente, a única pessoa passível de pena é a que incitou outras a matarem nordestinos. O resto só explicou seu ponto de vista. Pura liberdade de expressão.
1/11/10 10:50
Anônimo disse...
Esse povo é muito sem cultura, acho que vocês deveriam procurar oq fazer. Felizmente vocês são uma minoria de ignorantes, maconheiros e vagabundos que não tem nada de interessante pra fazer aí ficam na internet falando besteira. Vão procurar desenvolver o bolo de bosta que vocês tem dentro da cabeça, principalmente você Gabriel!!!
1/11/10 10:55
Érica Lima disse...
O mais engraçado de tudo isso não são nem os atos agrassivos postados e tão pouco as calunias postas contra o Nordeste. O que me comove mesmo é o tamanho preconceito agora, somente após as eleições, porque o maior indice de turismo no nordeste são de sulistas vindo para as praias e lugares belissimos contidos por essas regiões, como Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Fortaleza, Salvador.. entre outros tantos lugares que são palco de sulsitas adoradores dessas maravilhas. Frente a isso só podemos provar o quanto o brasil tem a crescer, mas não o lugar em sí, mas a mentalidade de pessoas que se dizem tão inteligentes e não fazem juz a tals. Fosse para falar de eleitores que não sabem votar, podemos citar vários casos em são paulom onde eleitos que na sua campanha mesmo fazem piada do voto e ainda assim são eleitos, se já não bastasse tamanha vergonha, agradece com a seguintes frase "obrigado, aos abestados que votaram em mim". Um verdadeiro show de democracia.. palmas. Por fim, posso dizer que sua origem é nordestina e foi um dos deputados com maior número de votos, engraçado isso né?!. É bom falar sem pensar né?! Continuem assim, você tem muito a ganhar, só parem pra pensar que isso não acaba ai e tão pouco pode - se generalizar o preconceito não vem do sul, do norte, do sudeste ou de onde quer que se esteja, o preconceito vem do berço. (y)'
1/11/10 10:58
Áurea Souto disse...
Guerra dos Farrapos versão 2.0, a arma é "xingar muito" usando o máximo de estupidez e ignorância para isso. Nada mais natural, o 'povo brasileiro' só deixou transparecer um pouco de um dos milhares de preconceitos velados que carrega, nenhuma surpresa... certamente, ainda teremos uma boa dose de sexismo durante o mandato da Dilma, afinal mulher só sabe administrar fogão, sorte dela ter nascido em BH, senão seria o próprio anticristo. Aliás, arianos de plantão, sou cearense e meu voto foi nulo.
1/11/10 11:05
@nascimentoan disse...
Acho exagerada a forma que falam dos nordestinos, existem pobres e analfabetos em todo país, é isso que os políticos querem, um povo burro é mais fácil de se manipular, sem educação, sem saúde, pagando juros e impostos absurdos. Existe gente que recebe bolsa familia no país todo, brasileiro se vende a troco de banana, é assim desde 1500. O jeito é fazer o voto uma opção, se você realmente se interessa pelo assunto, sabe o que esta fazendo , quer mudar essa p0**@ você vai votar em quem vale a pena, não em quem aparece do nada e te oferece R$50,00 por mês ao invés de um emprego .
1/11/10 11:05
Anônimo disse...
Sou Paulista e votei na Dilma, isso torna o paulista burro? Não, não... nem precisa ir longe. Que parte do país elegeu o Tiririca? Gente, para com essa palhaçada e vai estudar! Cadeia neles!!! O preconceito é a maior ignorância do Homem!!!
1/11/10 11:06
Cristiano Melo disse...
Oportuno post, com a devida lei aplicável aos casos no cabeçalho. Levar pra cadeia por crimes cometidos na internet, como estes, ainda é difícil, mas não impossível. Como aqui estão muito bem registrados, não é muito difícil denunciar à Polícia Federal, para que se consiga endereço e tudo o mais dos criminosos e que estes tenham a devida punição. Procurarei os meios necessários para isto. Continuem e façam a sua parte. Isso sim é cidadania! abraços
1/11/10 11:07
Eduardo disse...
Só acho que você esqueceu de mencionar que nordestino odeia paulista, a quem chama de 'elite burguesa'. Isso nos dá o direito de odiá-los, por que não? Por que nordestino tem que ser tratado sempre como 'trabaiadô', 'coitadinho', 'gente alegre', e paulista como chato, arrogante, rico e narcisista? Chega de hipocrisia, o maior preconceito está no NORDESTE.
1/11/10 11:10
Indianara disse...
Agora o nordeste é burro é ?Mas o sudeste foi bastante inteligente ao eleger o Tiririca hein ?
1/11/10 11:11
Cristiano Melo disse...
E pra quem posta aqui determinada posição, muitas vezes senão todas, com a "cabeça quente", sugiro que deixem o ANONIMATO e escrevam seus nomes, de preferência com endereço, ok?!
1/11/10 11:12
Tattie Chaverot disse...
Infelismente, estes comentários são apenas de jovens demostrando o que a elite brasileira pensa do País. Racismo é burrice, falta de reflexão.

----------

De fato, os portadores dos valores mais medonhos e medíocres deste país se postaram ao lado de Serra.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/11/oab-reage-ataque-ao-nordeste-no-twitter.html

Quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter

A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) entra hoje, na Justiça de São Paulo, com representação criminal contra a onda de ataques aos nordestinos divulgada por meio do Twitter após a eleição de Dilma Rousseff.

No domingo à noite, cabos eleitorais do PSDB começaram a postar mensagens ofensivas ao Nordeste, relacionando o resultado à boa votação de Dilma na região. A representação da OAB-PE é contra a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo, uma das que teriam iniciado os ataques.

Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, Mayara deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação pública de prática de crime (cuja pena é detenção de três a seis meses, ou multa), no caso, homicídio.

Entre as mensagens postadas pela universitária, há frases como: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".

- São mensagens absolutamente preconceituosas. Além disso, é inadmissível que uma estudante de Direito tenha atitudes contrárias à função social da sua profissão. Como alguém com esse comportamento vai se tornar um profissional que precisa defender a Justiça e os direitos humanos? — diz Mariano.

Em julho deste ano, a seção pernambucana da Ordem já havia prestado queixa à Polícia Federal contra pelo menos dez usuários do Twitter, por mensagens ofensivas aos nordestinos após as enchentes na região.

- Essas redes sociais são meios de comunicação de alcance nacional, e crimes que ocorram nelas são de ordem federal. São ofensas que atingem a todos os nordestinos, existe um direito difuso aí sendo desrespeitado — completa Mariano, para quem o nível agressivo da campanha pela internet este ano, apesar de não justificar os ataques, pode tê-los estimulado.

No domingo, usuários do Twitter insatisfeitos com a vitória de Dilma começaram a postar frases como "Tinham que separar o Nordeste e os bolsas vadio do Brasil" e "Construindo câmara de gás no Nordeste matando geral". Como reação, outros usuários passaram a gerar uma onda de mensagens com "#orgulhodesernordestino", hashtag que ficou entre os primeiros lugares no ranking mundial de temas mais citados no Twitter.


----------

CartaCapital, 01/11/2010

Três mitos sobre a eleição de Dilma

Por Marcos Coimbra

Sim e não. Porque, na política, nem sempre os fatos e as versões coincidem. E as coisas que se dizem a respeito deles nos levam a percebê-los de maneiras muito diferentes.

Nenhuma versão muda o resultado, mas pode fazer com que o interpretemos de forma equivocada. Como consequência, a reduzir seu significado e lhe diminuir a importância. É nesse sentido que cabe falar em nova batalha, que se trava em torno dos porquês e de como chegamos a ele.

Para entender a eleição de Dilma, é preciso evitar três erros, muito comuns na versão que as oposições (seja por meio de suas lideranças políticas, seja por seus jornalistas ou intelectuais) formularam a respeito da candidatura do PT desde quando foi lançada. E é voltando a usá-los que se começa a construir uma versão a respeito do resultado, como estamos vendo na reação da mídia e dos “especialistas” desde a noite de domingo.

O “economicismo”

O primeiro erro a respeito da eleição de Dilma é o mais singelo. Consiste em explicá-la pelo velho bordão “é a economia, estúpido!”.

É impressionante o curso que tem, no Brasil, a expressão cunhada por James Carville, marqueteiro de Bill Clinton, quando quis deixar clara a ênfase que propunha para o discurso de seu cliente nas eleições norte-americanas de 1992. Como o país estava mal e o eleitorado andava insatisfeito com a economia, parecia evidente que nela deveria estar o foco do candidato da oposição.

Era uma frase boa naquele momento, mas só naquele. Na sucessão de Clinton, por exemplo, a economia estava bem, mas Al Gore, o candidato democrata, perdeu, prejudicado pelo desgaste do presidente que saía. Ou seja, nem sempre “é a economia, estúpido!”.

Aqui, as pessoas costumam citar a frase como se fosse uma verdade absoluta e a raciocinar com ela a todo momento. Como nas eleições que concluímos, ao discutir a candidatura Dilma.

É outra maneira de dizer que os eleitores votaram nela “com o bolso”. Como se nada mais importasse. Satisfeitos com a economia, não pensaram em mais nada. Foi o bolso que mandou.

Esse reducionismo está equivocado. Quem acompanhou o processo de decisão do eleitorado viu que o voto não foi unidimensional. As pessoas, na sua imensa maioria, votaram com a cabeça, o coração e, sim, o bolso, mas este apenas como um elemento complementar da decisão. Nunca como o único critério (ou o mais importante).

A “segmentação”

O segundo erro está na suposição de que as eleições mostraram que o eleitorado brasileiro está segmentado por clivagens regionais e de classe. Tipicamente, a tese é de que os pobres, analfabetos, moradores de cidades pequenas, de estados atrasados, votaram em Dilma, enquanto ricos, educados, moradores de cidades grandes e de estados modernos, em Serra.

Ainda não temos o mapa exato da votação, com detalhe suficiente para testar a hipótese. Mas há um vasto acervo de pesquisas de intenção de voto que ajuda.

Por mais que se tenha tentado, no começo do processo eleitoral, sugerir que a eleição seria travada entre “dois Brasis”, opondo, grosso modo, Sul e Sudeste contra Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os dados nunca disseram isso. Salvo no Nordeste, as distâncias entre eles, nas demais regiões, nunca foram grandes.

Também não é verdade que Dilma foi “eleita pelos pobres”. Ou afirmar que Serra era o “candidato dos ricos”. Ambos tinham eleitores em todos os segmentos socioeconômicos, embora pudessem ter presenças maiores em alguns do que em outros.

As diferenças no comportamento eleitoral dos brasileiros dependem mais de segmentações de opinião que de determinações materiais. Em outras palavras, há tucanos pobres e ricos, no Norte e no Sul, com alta e com baixa escolaridade. Assim como há petistas em todas as faixas e nichos de nossa sociedade.

Dilma venceu porque ganhou no conjunto do Brasil, e não em razão de um segmento.

O “paternalismo”

O terceiro erro é interpretar a vitória de Dilma como decorrência do “paternalismo” e do “assistencialismo”. Tipicamente, como pensam alguns, como fruto do Bolsa Família. Contrariando todas as evidências, há muita gente que acha isso na imprensa oposicionista e na classe média antilulista. São os que creem que Lula comprou o povo com meia dúzia de benefícios.

As pesquisas sempre mostraram que esse argumento não se sustenta. Dilma tinha, proporcionalmente, mais votos que Serra entre os beneficiários do programa, mas apenas um pouco mais que seu oponente. Ou seja: as pessoas que tinham direito a ele escolheram em quem votar de maneira muito parecida à dos demais eleitores. Em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, os candidatos do PSDB aos governos estaduais foram eleitos com o voto delas.

Os três erros têm o mesmo fundamento: uma profunda desconfiança na capacidade do povo. É o velho preconceito de que o “povo não sabe votar” que está por trás do reducionismo de quem acha que foi a barriga cheia que elegeu Dilma. Ou do argumento de que foram o atraso e a ignorância da maioria que fizeram com que ela vencesse. Ou de quem supõe que a pessoa que recebe o benefício de um programa público se escraviza.

É preciso enfrentar essa nova batalha. Se não, ficaremos com a versão dos perdedores.

* Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Nenhum comentário:

Postar um comentário