segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A imprensa vigia a imprensa

http://www.conversaafiada.com.br/nao-me-calarao/2011/08/08/pha-vence-outra-na-justica-a-imprensa-vigia-a-imprensa/

PHA vence outra na Justiça. A imprensa vigia a imprensa

    Publicado em 08/08/2011

Até elas, as estrelas da Globo !

Os advogados Maria Elizabeth Queijo e Eduardo M. Zynger acabam de obter para este ansioso blogueiro importante vitória judicial, numa ação movida por um repórter da Globo.

Como se vê, o Promotor de Justiça Paulo Sérgio de Castilho invocou Alberto Silva Franco: … não age dolosamente quem é impelido pela vontade de relatar irregularidades que supõe existentes”.

E decisão do Supremo Tribunal Federal: …(o propósito de ofender) não se realiza se a manifestação dita ofensiva foi feita com o propósito de informar ou narrar … ou de debater ou criticar…

O Juiz José Zoéga Coelho introduz um princípio que deve fazer meditar jornalistas e órgãos de imprensa que se considerem acima do Bem, do Mal – e das Leis.

Diz o Juiz Zóega Coelho: numa democracia a imprensa deve ser passível de crítica:

Outro não poderia ser o controle da sociedade sobre a atividade da imprensa – já que censura prévia não há – senão expor-se ao debate e às contestações, por todos os demais veículos de disseminação de ideias existentes… É do próprio embate natural de idéias, não raro contrapostas, que se depurem a verdade das informações e a credibilidade dos órgãos de comunicação de massa”.

A imprensa é a única forma de vigiar a imprensa. Essa também a tese do Ministro Ayres Britto do Supremo.

Ou seja, até estrelas da Globo podem ser criticadas, não é isso, amigo navegante ?

Da Globo !

Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário