quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Espionagem on-line rouba dados de 72 governos e organizações

http://extremetrix.com/blog/wp-content/uploads/2010/04/cyber_attack.jpg



São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2011

Espionagem on-line rouba dados de 72 governos e organizações
 
JOSEPH MENN
DO "FINANCIAL TIMES", EM LAS VEGAS

Uma operação de espionagem on-line que durou muitos anos penetrou em 72 governos e outras organizações, em sua maioria nos EUA, e copiou desde segredos militares até designs industriais, segundo a empresa de segurança de tecnologia McAfee. Recentemente, foi registrada uma série de ataques a empresas, inclusive no Brasil.
Em relatório, a McAfee disse que obteve acesso a um computador que controlava a operação e que documentou um padrão de ataques que data de pelo menos 2006.
A McAfee não identificou por nome a maioria dos alvos, mas disse que entre eles estão seis agências dos EUA. A ONU, o Comitê Olímpico Internacional e uma grande organização de noticias sediada nos EUA foram vítimas.
Dmitri Alperovich, vice-presidente da McAfee, disse que a natureza de muitos dos alvos é forte indício de que a espionagem teria tido o apoio de um governo nacional.
Pessoas informadas sobre a pesquisa disseram que o suspeito mais lógico é a China, que não está entre os asiáticos que sediam algumas das instituições espionadas. O país nega participação.
Especialistas em segurança creem que isso ilustra a necessidade de partilhar informações entre empresas e governos. "A maioria não quer comentar os ataques. As empresas simplesmente guardam silêncio", afirma o consultor Graham Clueley.
Pesquisadores de segurança, funcionários federais e da indústria da defesa vêm afirmando há anos que hackers chineses estão roubando dados digitais, mas é difícil ter provas de ciberataques.

Tradução de CLARA ALLAIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário