quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pela primeira vez na História, mulheres superam homens no QI

Êita, nóis!
 
As minina tão nos passando para trás.
 
 
 
 
 
Rio, 18 de julho de 2012
 
 
Pela primeira vez na História, mulheres superam homens no QI




Em mais de cem anos de teste de QI (quociente de inteligência), os homens mantiveram a supremacia.

Pois acabou de acontecer a virada no quadro. Segundo James Flynn, professor da Universidade de Otago (Nova Zelândia) e um dos mais renomados especialistas em QI, as mulheres estão obtendo, na média, melhores resultados do que os homens no teste que mede a proporção entre a inteligência de um indivíduo, determinada de acordo com alguma medida mental, e a inteligência normal ou média para sua idade.

No seu estudo mais recente, Flynn analisou testes na Europa Ocidental, na América do Norte, na Austrália, na Nova Zelândia, na Estônia e na Argentina.

Resultado: a diferença entre homens e mulheres desapareceu e, em alguns países, a população feminina já apresenta melhores resultados que a masculina.



Os testes de QI começaram em 1905. Os homens estavam cinco pontos à frente das mulheres à época. A partir da metade do século passado, a diferença foi caindo, caindo, caindo...

Duas possíveis explicações surgiram para a virada das mulheres:
1) Elas sempre foram mais inteligentes que eles. Mas, agora, com mais oportunidades educacionais e profissionais, superaram os homens no teste.

2) As mulheres se especializaram em multitarefas (principalmente conciliando vida familiar e profissional), o que fez com que elas se desenvolvessem mais e passassem à frente do sexo oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário