sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atirador mata 12 em cinema dos EUA

É um modelo de sociedade enferma que a cada dia que passa torna-se mais doentia.
 

 
 
UOL, 20/07/2012 10h14
 

"Ele atirou em quem aparecia pela frente", diz testemunha de tiroteio que deixou 12 mortos nos EUA


Do UOL*, em São Paulo

  • Ed Andrieski/AP
    Ao menos 12 pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram feridas, na madrugada desta sexta-feira (20), quando um atirador abriu fogo em uma sala de cinema lotada Ao menos 12 pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram feridas, na madrugada desta sexta-feira (20), quando um atirador abriu fogo em uma sala de cinema lotada

Testemunhas do tiroteio que deixou ao menos 12 mortos e mais de 30 feridos em um cinema no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, relataram que o atirador agiu “calmamente” antes de abrir fogo na madrugada dessa sexta-feira (20). As vítimas assistiam à estreia do filme “Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge” em uma sessão especial que havia começado à meia-noite, no subúrbio de Denver.
Segundo a rede de TV americana CNN, a polícia revisou e corrigiu o número de mortos inicialmente divulgado, 14. Entre os feridos, segundo o hospital da Universidade do Colorado, há um bebê de apenas três meses de idade. O número de vítimas não fatais também foi corrigido - inicialmente, estava em 50 feridos.
Hoje de manhã, o porta-voz do FBI, Jason Pack, disse à rede de TV CNN que o caso não parece estar relacionado a um ato de terrorismo. Já o chefe de polícia Dan Oates, que confirmou o número de mortos e feridos, disse não haver evidências de um segundo atirador.
Segundo testemunhas relataram à BBC, o atirador estava mascarado e lançou uma bomba com um gás não identificado antes de abrir fogo contra a multidão. Uma delas, que estava dentro da sala atacada, chamada Pam, disse que 30 ou 40 minutos depois do início do filme um homem entrou pela porta direita que ficava perto da primeira fila.
"Ele atirou no ar, então comecei a ouvir o 'bang, bang, bang' de um revólver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia", disse a testemunha. "Tenho quase certeza que ele estava usando uma máscara. Ele jogou um cilindro para o alto, podia ser uma bomba de gás, ou de gás lacrimogêneo", disse.
À CNN, outra testemunha declarou que o homem "subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente".
Atirador estava fortemente armado, diz polícia
O porta-voz do departamento de polícia de Aurora, Frank Fania, disse que o homem, um jovem de pouco mais de 20 anos, portava uma espingarda, uma escopeta, uma pistola e um colete à prova de balas. Os motivos da ação ainda são desconhecidos.
"As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas não está claro se ele apareceu por detrás da tela ou por uma das portas, e começou a disparar", acrescentou Fania.
Em entrevista À CNN, Fania declarou que o rapaz não resistiu à voz de prisão. "Ele não resistiu. Ele não colocou uma luta", disse.

Local é próximo de palco de outro massacre

Aurora fica no subúrbio a cerca de 15 km do centro de Denver. Centenas de pessoas foram ao cinema com fantasias dos personagens da série para assistir o filme.
A localidade ainda é próxima - cerca de 13 km - de Littleton, palco do massacre ocorrido em abril de 1999 na Columbine High School.
Nesse incidente, dois alunos adolescentes, Dylan Klebold e Eric Harris, se armaram com armas e bombas e abriram fogo dentro da escola. Eles mataram 13 pessoas e feriram outras 23 antes de se matar. (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário