sábado, 6 de agosto de 2011

Talibãs derrubaram helicóptero com 31 americanos e sete afegãos

Os americanos e seus aliados estão levando cacete atrás de cacete e o Afeganistão confirmando sua tradição de ser o túmulo dos grandes impérios.


http://fromthefoothills.files.wordpress.com/2009/09/obamas-priorities-do-not-include-afghan-war.jpg?w=462&h=350


O Globo OnLine, 06/08/2011
às 12h32m

Talibã reivindica

Insurgentes derrubaram helicóptero com 31 americanos e sete afegãos, diz fonte da Otan

 
O GloboCom agências internacionais

CABUL e WASHINGTON - O helicóptero que caiu na madrugada deste sábado no Afeganistão, matando 31 soldados americanos e sete afegãos, foi derrubado por insurgentes, segundo fonte da Otan citada pelo jornal "New York Times". O Talibã reivindicou o suposto ataque. A aliança militar ainda investiga o caso e, oficialmente, não divulgou as causas da queda, mas admitiu que havia atividade insurgente no local. O número de vítimas é o maior em um único incidente com tropas estrangeiras nos quase 10 anos de guerra. O presidente dos EUA, Barack Obama, lamentou as mortes e disse em comunicado que a queda serve para lembrar "o extraordinário sacrifício" que está sendo feito pelas tropas e famílias americanas. O Talibã firmou que o suposto ataque ao helicóptero foi motivado por uma ação das forças internacionais. Os insurgentes - que frequentemente reivindicam autoria de ações que não foram realizadas pelo grupo - disseram ainda que oito extremistas foram mortos na operação da Otan.
- Eles queriam atacar nossos mujahedin, que estavam em uma casa, mas os mujahedin resistiram e destruíram um helicóptero com uma RPG (granada lançada por foguete) - disse, por telefone, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã. - Oito mujahedin foram martirizados e 38 americanos foram mortos. Hoje eles (soldados dos EUA) levaram partes da aeronave e dos corpos dos morto.
O ministro da Defesa do Afeganistão, Zaher Azimy, também disse que o caso ainda está sob investigação. Azimy afirmou que as forças internacionais deverão oferecer detalhes sobre o incidente e suas causas. Em um breve comunicado, o palácio presidencial afegão informou que o helicóptero modelo Chinook caiu de madrugada na província de Maidan Wardak, perto da capital, Cabul. O presidente afegão, Hamid Karzai, disse que "compartilha o profundo sofrimento e a tristeza com o presidente Barack Obama e as famílias das vítimas dos EUA e afegãs". O episódio faz deste sábado um dos dias com o maior número de baixas entre as tropas internacionais desde o início do conflito armado contra o Talibã.
O alto número de mortes abala o Afeganistão apenas duas semanas após o início do processo de transferência da responsabilidade pela segurança das tropas estrangeiras para soldados e policiais do país. O processo deve terminar com a retirada total das tropas americanas do território afegão, o que terminará em 2014, segundo decisão anunciada este ano pelo presidente Barack Obama. Do lado dos estrangeiros, o caso pode aumentar a impopularidade da guerra e as críticas a seu alto custo.
Até agora, o incidente com o maior número de estrangeiros mortos era a queda de um helicóptero em junho de 2005, na província de Kunar, quando 16 soldados morreram. Outros três foram mortos enquanto eram resgatados. Os helicópteros de transporte como o Chinook são especialmente vulneráveis a ataques por serem grandes e lentos. Apenas neste ano, houve 17 acidentes com aeronaves da Otan no Afeganistão. A maioria dos casos é atribuída a erros de pilotos, condições climáticas ruins ou falhas mecânicas. Mas, no ano passado, a coalizão admitiu que um Chinook foi atingido por granadas lançadas com foguetes. Dois militares ficaram feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário