sábado, 6 de agosto de 2011

A parceria da Universidade Federal do Ceará com a NASA

http://sobretudo.org/wp-content/uploads/2009/11/Universidade-Federal-do-Cear%C3%A1.gif


http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1022229

6 de agosto de 2011

UFC produz radar com Estados Unidos

 
FOTO: MIGUEL PORTELA
  Clique para Ampliar
Chefe de pesquisas da Força Aérea Americana, Brett Pokines, visita laboratório da Universidade Federal

A parceria entre o Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (Locem), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a Força Aérea Americana (Usaf) vem rendendo pesquisas importantes na área de tecnologia de micro-ondas. Devido aos grandes resultados o chefe de pesquisas da Usaf, Brett Pokines, visitou, ontem, as instalações da Universidade e anunciou a renovação do contrato da parceria por mais três anos.

Durante a visita, Pokines proferiu palestra, no auditório do Locem, sobre as atividades do Departamento da Usaf para Pesquisa Científica e também apresentou as principais linhas de pesquisa que interessam a Força Aérea Americana. Além disso, ele, como responsável pelas pesquisas da Usaf, procurou saber sobre o andamento dos trabalhos realizados em parceria com a UFC. "Nosso objetivo é financiar grandes ideias, mesmo que sejam fora dos Estados Unidos", disse. Pokines destacou os excelentes resultados obtidos nos seis anos de pesquisas em parceria com o Locem, pois até agora todos as metas foram alcançadas. "Já fechamos muitos desenvolvimentos. Agora, nosso objetivo é finalizar um grande projeto", explicou.

Para o coordenador e pesquisador do Locem, Antonio Sergio Bezerra Sombra, a visita do chefe de pesquisas da Usaf é importante pois eles podem acompanhar de perto as formas de trabalho dos americanos. "A renovação do contrato demonstra que o nosso trabalho está sendo muito bem feito". Hoje, a principal pesquisa feita pela parceria é a continuação de um radar com nova geometria, que poderá acompanhar alvos e será para uso das forças armadas.

Segundo o coordenador e pesquisador do Locem, o radar com nova geometria pode suportar altas temperaturas, pois é feita com cerâmica e por isso é perfeito para ser utilizado em foguetes, diferente dos radares feitos de metal. "Aqui no laboratório, nós fabricamos, testamos e também fornecemos as antenas", comentou. O Locem é o único local no Brasil a fabricar esse tipo de cerâmica. Ao todo, um grupo de 35 estudantes de Doutorado e Mestrado fazem as pesquisas de criação do novo tipo de radar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário