quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Confiança do consumidor nos EUA despenca

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyLgZBWiHIUGD5ZUV_8xBTNDnKy8pWZt9EjRQzJ2CW9HnRv5ZosKCgcKo2KDTCvkyTr3PuhOllyiXwD8o_uuiVuYXk6z4Svtke7rQlBn6n8NZWF-HcKVJIB4sCIkPGXQUsrZKVN33o7_U/s400/charge-usa-buraco.jpg

São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Confiança do consumidor nos EUA despenca

DE WASHINGTON

Mesmo antes de a expectativa da recessão de duplo mergulho se confirmar, os ânimos nos EUA já são de crise: desde março de 2009, quando a economia do país de fato encolhia, a confiança econômica do americano não é tão baixa, mostra uma pesquisa divulgada ontem.
A deterioração das expectativas coincide com o excruciante debate sobre a dívida dos EUA, foco do noticiário nas últimas cinco semanas.
Segundo o Gallup, que rastreia o humor dos americanos quanto às condições presentes e futuras da economia, o índice de confiança econômica chegou a -53, contra -34 no início de julho.
O índice, que passou a ser medido em janeiro de 2008 e teve pico de baixa em outubro daquele ano, vai de +100 (se todos achassem que a economia vai bem e melhorará) a -100 (se todos dissessem que vai de mal a pior).
Em março de 2009, ele registrava -58, mas desde então vinha melhorando.
A negociação sobre o limite de endividamento do país culminou em um pacote fiscal cujo efeito sobre a recuperação é questionado e com o corte da nota dos EUA pela agência de avaliação de risco Standard&Poor's, que vê inépcia dos políticos do país em lidar com o problema.
"Deveria haver mais preocupação com o impacto desses episódios na confiança do americano na economia do que com seu impacto na confiança dos investidores", escreve o economista-chefe do Gallup, Dennis Jacobe.
"O PIB no primeiro semestre cresceu bem mais devagar do que muitos pensavam, e o rastreamento da confiança econômica sugere que essa deterioração, somada à batalha sobre o teto da dívida, fez desabar a expectativa do consumidor."
O índice de confiança econômica é importante porque a insegurança e o medo de piora fazem os cidadãos comprarem menos. Com isso, cai a demanda e a atividade econômica é afetada.
A crise já se reflete nas pesquisas eleitorais para 2012. Levantamento divulgado ontem pelo jornal "USA Today" mostra que o presidente Barack Obama só tem aprovação acima de 50% em 16 dos 50 Estados americanos.
E apenas 1 em cada 4 eleitores acha que o atual Congresso merece ser reeleito, o pior nível em 20 anos.
(LUCIANA COELHO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário