terça-feira, 16 de agosto de 2011

Al Qaeda e Taleban atacam no Iraque e Afeganistão

E tome cacete nos EUA e seus aliados!


http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01475/GARL0409_1475030a.jpg

São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2011


Série de ataques no Iraque deixa 60 mortos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma série de ataques aparentemente coordenados e atribuídos por autoridades à rede terrorista Al Qaeda deixou ontem ao menos 60 mortos e dezenas de feridos em diversas cidades do Iraque.
Os atentados, os piores registrados neste ano, mostram que a segurança no país continua precária, apesar da queda significativa da violência observada após os sangrentos anos que sucederam a invasão americana de 2003.
No pior ataque de ontem, uma bomba colocada numa rua, seguida da explosão de um carro-bomba, mataram ao menos 37 pessoas e feriram 68 em Kut, cidade de maioria xiita situada 150 km a sudeste da capital, Bagdá.
A violência atingiu todas as regiões do país, do norte curdo ao sul xiita. A série de ataques surgiu em meio a conversas entre Iraque e EUA sobre a possibilidade de manter alguns combatentes americanos em território iraquiano após o dia 31 de dezembro, data limite acordada para a retirada.
.....

O Globo OnLine, 14/08/2011 às 10h20m

Ataque coordenado

Atentado suicida deixa mais de 20 mortos no Afeganistão

 
Agências internacionais


CABUL - Seis homens-bomba fizeram um atentado coordenado contra o complexo governamental no leste do Afeganistão deixando pelo menos 22 mortos. O Talibã reivindicou o ataque em Parwan, a cerca de 50 quilômetros da capital Cabul.

Tiroteios e explosões foram ouvidos antes que o ataque fosse controlado. Testemunhas que estavam no local informaram ter ouvido pelo menos cinco explosões enquanto as forças de segurança afegãs contra-atacavam dentro do complexo do governador de Parwan, Abdul Basir Salangi. Um comunicado do Ministério do Interior do Afeganistão afirmou que 22 pessoas, incluindo cinco policiais, foram mortas. Havia 34 feridos. Parwan está situada a apenas uma hora de carro da capital, Cabul, o que é mais um preocupante sinal do alcance do Talibã e de outros insurgentes.
Há oito dias, uma granada lançada por um foguete do Talibã derrubou um helicóptero da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em outra província central afegã próxima a Cabul, matando 30 soldados americanos e oito afegãos. Esse foi o pior incidente isolado para as forças de segurança estrangeiras em dez anos de guerra no país.
O ataque começou com um carro-bomba estacionado em frente ao portão principal. A explosão abriu um buraco no muro, o que permitiu que os suicidas, além de homems fortemente armados entrassem no local. A polícia informou ainda que três dos invasores foram mortos ao se aproximarem da casa do governador. O ataque deste domingo parecia ter como alvo um encontro de autoridades de segurança que estava ocorrendo no complexo. O general Abdul Jalil Rahimi, da Polícia Nacional Afegã, disse que estava na reunião junto com o governador de Parwan, Abdul Basir Salangi, e vários oficiais da Otan.
- Dois dos suicidas conseguiram entar no complexo onde fica a casa do governador - disse Rahimi.
.....
São Paulo, terça-feira, 09 de agosto de 2011

AFEGANISTÃO

Taleban derrubou aeronave no sábado, admite Pentágono

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Os EUA admitiram ontem que o helicóptero Chinook que caiu no Afeganistão no sábado, matando 30 soldados americanos e outras oito pessoas, foi derrubado por integrantes do grupo extremista islâmico Taleban.
O Pentágono, porém, nega que o Taleban tenha recuperado poder e diz que o grupo tenta dar demonstrações de força após uma série de derrotas.
"Foi um incidente isolado", disse o porta-voz do Pentágono, Dave Lapan. O ataque, que produziu o maior número de baixas dos EUA no Afeganistão desde 2001, renovou as críticas ao plano do presidente Barack Obama de retirar 33 mil soldados do país até o ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário