terça-feira, 10 de abril de 2012

São Au-au

Imagem inline 1

MONTBLÄAT - 426


São Au-au

Fritz Utzeri 
 

Você já ouviu falar em São Guinefort? É um santo francês, segundo dizem, milagreiro, hoje esquecido, que viveu no século 13 na aldeia de Villard-les-Dombes)

São Guinefort foi assassinado após ter salvo a vida de um bebê.


São Guinefort era um cachorro
e seu dono saiu de casa e deixou-o vigiando
seu filho pequeno que dormia. Algum tempo depois, o cão notou que uma serpente avançava lentamente em direção à criança e a atacou e matou. Quando o pai da criança regressou e viu o filho coberto de sangue (da cobra) pensou que o cachorro atacara seu menino e o matou.

A história (verdadeira) se espalhou e Guinefort passou a ser amado e venerado. A igreja a princípio não percebeu que São Guinefort era um cão e ante o constrangimento, fez os maiores esforços para acabar com todas as referências a ele. Mas São Guinefort permaneceu popular por 700 anos até a década de 1940 (!). Seu dia é celebrado em 22 de Agosto e ele era considerado o protetor das crianças e dos animais.
Os primeiros santos eram escolhidos pelo fieis que veneravam os que consideravam dignos dos altares. Para acabar com o descontrole a igreja instituiu a canonização.
Soube da história num livro que li esta semana, “A Guide to the Gothic Enterprise”, de Robert Scott, contando como e por que as catedrais góticas medievais foram construídas. Só posso ter uma certeza: São Guinefort é mais santo e de alma mais pura que boa parte dos santos que ornam os altares...

Au! Au! Amen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário