quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Londres 2012: Ginasta americana é 1ª negra campeã individual geral

UOL, 02/08/2012

Ginasta americana bate compatriota e russas e é 1ª negra campeã individual geral

 

Do UOL, em São Paulo




REUTERS/Mike Blake
Gaby Douglas se apresenta no solo; americana assegurou a medalha de ouro na final individual geral

Se na disputa por equipes da ginástica artística feminina na última terça-feira a Rússia e suas pequenas falhas praticamente não perturbaram os Estados Unidos, que conquistaram a medalha de ouro, nesta quinta a decisão do individual geral foi bem diferente, com uma briga acirrada até o fim entre as ginastas dos dois países. Ainda assim, quem acabou levando a melhor foi a norte-americana Gabby Douglas, que assegurou a medalha de ouro e se tornou a primeira negra a conquistar o título desta prova.
No combate paralelo com a compatriota Aly Raisman e com as russas Aliya Mustafina e Victoria Komova, Douglas foi a única que conseguiu manter a firmeza nos quatro aparelhos, do início ao fim da competição. Melhor das eliminatórias, a nova sensação da ginástica americana voltou a fazer grandes performances e deixou as três rivais para trás com a soma de 62,232 pontos.
Uma a uma, as outras três combatentes foram deixando a briga pelo pódio. Komova se complicou logo de cara, no salto, ao aterrissar fora do colchão e ter um desconto. A russa ainda continuou na briga e melhorou durante a prova, mas sempre atrás de Gabby Douglas, tendo de se contentar com a prata (61,973), apesar de ser apontada antes dos Jogos como favorita ao ouro. Após a divulgação das notas finais, Komova desabou no choro.
O título olímpico de Gabby Douglas é o terceiro consecutivo dos Estados Unidos no individual geral da ginástica feminina. Nastia Liukin foi campeã em Pequim-2008 e Carly Patterson ficara com o ouro em Atenas-2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário