sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Extremista norueguês é condenado a 21 anos de prisão

UOL, 24/08/2012 05h00
                     

Anders Breivik é condenado a 21 anos de prisão pelo massacre de 77 na Noruega
 
Do UOL, em São Paulo

 
Heiko Junge/NTB Scanpix/Pool/Reuters
Breivik ergue o punho direito, em uma saudação de extrema-direita, nesta sexta (24), na Corte de Oslo
Breivik ergue o punho direito, em uma saudação de extrema-direita, nesta sexta (24), na Corte de Oslo
 
O ultradireitista Anders Behring Breivik, 33, autor confesso do massacre que matou 77 pessoas no ano passado, na Noruega, foi considerado nesta sexta-feira (24) penalmente responsável pelas mortes e vai cumprir a pena máxima segundo as leis do país: 21 anos de prisão.
Por decisão do tribunal de Oslo, a sentença é prorrogável e pode se estender indefinidamente, se a Justiça norueguesa avaliar que o réu continua a representar um perigo para a sociedade. Breivik responde pelas mortes causadas em um duplo atentado de 22 de julho de 2011, em Oslo e na ilha de Utoya, na Noruega. A custódia é uma figura legal do Direito norueguês, que na prática pode equivaler a uma prisão perpétua.
O extremista detonou uma caminhonete-bomba no complexo governamental de Oslo, causando a morte de oito pessoas, em seguida se dirigiu à Utoya (40 km da capital), onde realizou um massacre no acampamento das Juventudes Trabalhistas (AUF, na sigla em norueguês), matando outras 69.
Breivik, que está detido na prisão de Ila e assumiu o crime, já era considerado culpado pelas mortes. O que foi discutido no julgamento é se ele era penalmente responsável ou não -levando em conta seu estado mental- e se devia ir para a prisão ou receber tratamento psiquiátrico. Segundo a juíza Wenche Elizabeth Arntzen, que presidiu o julgamento, o veredito é unânime, e exige que Breivik cumpra no mínimo 10 anos de prisão. A pena deverá ser cumprida na prisão de segurança máxima Illa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário