Novata e única mulher em um meio que reúne profissionais consagrados,
a chinesa Wulin Gaowa será a responsável pelo centro de design da General Motors na China
GM se volta ao oriente, escolhe chinesa como designer-chefe e flerta com novo Cruze
Da Redação
A General Motors simboliza, historicamente, a visão norte-americana sobre a fabricação de carros. Isso explica o estranhamento ocorrido quando a companhia se viu obrigada a mudar de rumo, criando carros menores, como o sedã Chevrolet Cruze ou o recente Sonic (hatch e sedã). Pois dois novos passos serão dados de uma só vez em julho de 2012.
Não se trata de qualquer data especial de calendários de civilizações antigas, mas sim de quando a GM inaugurará seu novo centro de design em Xangai, na China. Chamado de Advanced Studio (Estúdio Avançado, em inglês), ele será uma espécie de central de desenho para carros destinados ao país asiático e a outros mercados-chave.
Quer mais um novo simbolismo? O estúdio não apenas ficará localizado em solo chinês, mas também terá como chefe uma designer local, chamada Wulin Gaowa, a primeira mulher a comandar um centro de design da companhia e, provavelmente, a primeira mulher no comando de qualquer centro de design automotivo no planeta.
Para Wulin Gaowa, a escolha da China como sede desse centro é natural, visto que esse é o maior mercado da GM fora dos Estados Unidos -- de fato, a China é o maior mercado automotivo da atualidade. “Aqui poderemos fazer carros na China, com a China e para a China”, afirmou a designer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário