Tecnologia chega ao Brasil e já é usada por alguns órgãos como o Detran fluminense e a polícia federal. Bonés e óculos escuros são incapazes de burlar as câmeras. Dispositivo é de simples operação. Um software russo promete reforçar a segurança de lugares com grande concentração de pessoas. A tecnologia apelidada de “super olho” faz, através de uma câmera, o reconhecimento automático dos rostos filmados no meio de qualquer multidão, mesmo quando a pessoa se move em alta velocidade ou utiliza óculos escuros e boné.
– Caso alguém procurado pela polícia entre no metrô, imediatamente o sistema é capaz de reconhecer o rosto do indivíduo, acionando um alerta para a polícia. É impossível um ser humano reconhecer sozinho uma pessoa no meio de milhares de outras – explica Rubens Fischer, gerente da CMA Telecom, empresa que trabalha com o sistema no Brasil.
Um banco de dados, abastecido com até 100 mil fotos de suspeitos, permite a identificação simultânea de mais de um procurado, em uma área pré estabelecida da imagem. Como uma única câmera dispõe de otimização automática da posição da face, não é necessária a implantação de câmeras especiais que trabalham em múltiplos ambientes.
Do instante em que a filmagem é feita até o reconhecimento da face, o tempo é inferior a um segundo. Um profissional é o suficiente para controlar diversas câmeras, que podem monitorar milhares de pessoas por dia, resultando em economia de pessoal.
– Um sistema como este substitui o trabalho de dezenas de policiais ou seguranças. Ele é utilizado na sede da Polícia Federal em São Paulo. Todos funcionários são cadastrados.
Quando alguém que não pertence ao local chega, os responsáveis pela segurança do prédio, imediatamente, sabem de sua presença – disse José Fernandes, responsável pelas pré-vendas do produto.
Tecnologia semelhante é utilizada pelo Detran fluminense. O órgão dispõe de veículos com câmeras acopladas que leem as placas dos carros e enviam as informações para o sistema do departamento, que, em segundos, aponta a situação do carro. Se for fruto de roubo ou estiver em situação irregular, o automóvel é retido metros adiante por agentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário