quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Um jovem plural

UOL, 22/12/2010 

Jovem circense vence concurso e ganha viagem ao mundo em 99 dias

MAYRA MALDJIAN
DE SÃO PAULO
 
Lucas Cabral Maciel, 21, já conhecia Nova York e sempre quis botar os pés em Barcelona e em Paris. A partir de janeiro, ele não só vai matar essa vontade, como vai voltar para Nova York e passar por outras seis cidades durante uma viagem de 99 dias pelo mundo: Milão, Londres, Mumbai, Bangkok, Xangai e Tóquio estão entre os outros destinos do rapaz.
Carioca com sotaque nordestino (ele cresceu em Alagoas), o jovem circense e estudante de economia foi o vencedor do concurso 99 Novas, criado pela agência de publicidade DM9 para comemorar os 21 anos da empresa.

Lucas Maciel, vencedor do concurso da DM9

Entre as regras básicas do concurso, a primeira era ter ou completar 21 anos até o dia da viagem, marcada para nove de janeiro. A segunda, estar matriculado em alguma universidade. A terceira, dominar o inglês. E, por último, ter algo para ensinar. "Eles queriam alguém plural, que bebesse de várias fontes. Não há nada tão restrito que sirva só para um campo. É preciso ter sensibilidade para saber aplicar seu conhecimento em outras áreas da vida", explica Lucas.
Assim como os demais inscritos, Lucas passou por um teste de conhecimentos gerais, que incluía perguntas sobre as cidades do itinerário. Depois da primeira peneira, os 99 classificados tiveram que produzir um vídeo de um minuto e trinta segundos, com narração em inglês. Os nove melhores foram para a fase final, que consistia em criar um blog e passar por duas entrevistas.
"O mais difícil foi fazer o vídeo. No dia que eu saí para gravar, fiquei pensando como faria isso sozinho", conta. "Por completo acaso, encontrei um grande amigo na calçada, esperando o shopping abrir". No vídeo, que você pode assistir abaixo, Lucas, que já fez ginástica olímpica e dança em tecido acrobático, mostra suas habilidades circenses enquanto fala sobre sua rotina. "Eu nunca teria conseguido fazer aquilo no metrô e filmar ao mesmo tempo", brinca.



Pela manhã, das 7h às 11h, Lucas estuda economia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). De lá, vai direto para a Escola Nacional de Circo, onde passa pelo menos cinco horas treinando seus malabarismos. Durante alguns dias da semana, também estuda francês. "É bom fazer coisas distintas porque você não carrega uma para dentro da outra. Na hora que você entra na lona, você deixa lá fora o universo da economia. Quando você sai da lona, você deixa lá dentro aquele mundo. Essas duas coisas se somam e fazem um bem danado", explica.
Em breve, ele vai ter que largar essa rotina e aplicar tudo o que aprendeu até agora na viagem. "Eu estou indo rodar o mundo, mas não vou chegar lá fora com aquele deslumbramento, aquele encantamento raso. Antes de tudo sou brasileiro e conheço bastante da nossa cultura popular, já fui até passista de frevo. Tem que ir com curiosidade, para poder comparar as culturas e crescer com isso".
Uma das missões de Lucas durante a maratona será alimentar um blog. A ideia é que ele compartilhe com a agência, e com quem quiser acompanhar seus passos, toda novidade, curiosidade e tendência que ele encontrar dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário