quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mídia & Máfia

 
 
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O objetivo primordial da máfia é fazer dinheiro. As famílias se valem de diversas atividades para conseguir esse objetivo. Uma das mais comuns é também uma das mais simples: a extorsão. Extorquir é exigir dinheiro das pessoas por meio de algum tipo de ameaça. Os "pedágios de proteção" da máfia são esquemas de extorsão. Eles dizem a um comerciante que este precisa pagar R$ 209 por semana para que possam "protegê-lo" de criminosos que poderão arrebentar a loja ou atentar contra sua família - insinuando que os próprios membros da máfia são esses criminosos. (Texto extraído do http://pessoas.hsw.uol.com.br/mafia-italiana5.htm)

 Imagem Activa


Assim como a Máfia, a mídia tem também o poder de intimidar políticos, juízes, empresas e empresários. Ela pode praticar o que hoje se chama de “assassinato de reputação”. As vítimas, por mais que lutem para provar suas inocências, não contam com a mesma e poderosa arma que são os veículos de comunicação.

Assim como é impensável a Máfia aceitar trabalhar com critérios éticos, também fica difícil acreditar que as empresas de mídia concordem em trabalhar sob leis de regulamentação. Mesmo que não se procure tirar seus direitos (liberdade de imprensa), mas apenas incluir obrigações.

Essa semelhança é normalmente lembrada quando observamos o comportamento das grandes empresas de comunicação negando-se a participar de qualquer esforço que se faça para regulamentar a mídia no Brasil, como a maioria dos países civilizados do mundo já adotaram.

E nós, como alvos, devemos ficar atentos. É sempre bom analisar se há segundas intensões nas informações que nos passam e a quem elas interessam. Os grandes veículos disfarçam falsas notícias entre centenas de assuntos "abobrinhas" para nos alienar.

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