http://oglobo.globo.com/blogs/
Rio, 19 de julho de 2013
Enviado por Fernando Moreira
18.07.2013
Político posta fotos de ministra e macaco: 'Separados no nascimento'
A ministra da Integração da Itália, Cecile Kyenge (foto ao lado), voltou a ser alvo de racismo no país europeu. O político direitista Agostino Pedrali, da comuna de Coccaglio (Brescia), postou uma montagem na sua conta no Facebook em que são exibidas uma foto da ministra negra e a de um macaco, com a frase "Separados no nascimento", informou o "La Repubblica". Anteriormente, Cecile havia sido comparada a um orangotango pelo vice-presidente do Senado italiano, Roberto Calderoli. Depois, o líder pediu desculpas e enviou flores para a ministra.
Kyenge evitou reagir aos insultos racistas desde que foi nomeada ministra, em abril, pelo governo liderado por Enrico Letta, do Partido Democrático.
Vários líderes da Liga Norte denegriram a ministra pela cor de sua pele. Uma política deste grupo chegou a dizer que ela merecia ser estuprada. Dolores Valandro foi condenada a 13 meses de prisão em regime aberto e foi proibida de ocupar cargos públicos por três anos.
Nascida na República Democrática do Congo e com cidadania italiana, Cecile se tornou a primeira ministra negra italiana. O fato levou grupos da direita a temer uma mudança na política de imigração do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário