quarta-feira, 24 de julho de 2013

O que é a sensação térmica e como é calculada

Imagem inline 1


24 de julho de 2013


O que é a sensação térmica e como é calculada


Por
Dennys Marcel


Existe uma vilã maior que o frio e ela se chama "sensação térmica". Na região da Serra Gaúcha, por exemplo, a temperatura chegou a -4,2ºC, mas a sensação térmica foi de -16ºC nesta terça-feira (24). Então, o ideal é nos protegermos ainda mais para viagens em locais que a temperatura já é mais baixa ao que estamos acostumados. Por que além do frio, terá que enfrentar uma sensação térmica que será implacável.

Mas afinal, o que é a sensação térmica? É a sensação aparente da temperatura, aquela que realmente sentimos em nossa pele. Esta sensação depende de alguns fatores, entre eles a umidade, densidade do ar e a velocidade do vento. Utilizando estes valores pode-se chegar ao resultado da famosa sensação térmica. Ou então, se preferir pode usar a fórmula matemática abaixo.


'ST' é a sensação térmica, 'V' é velocidade do vento e 'T' é temperatura
'ST' é a sensação térmica, 'V' é velocidade do vento e 'T' é temperatura
Foto: Divulgação

Inclusive, o site do Instituto Nacional de Pesquisas Meteorológicas (INPE) possui uma tabela (abaixo) com dados fixos sobre a Sensação Térmica. Por mais que sejam três os fatores que alterem a sensação térmica, o principal deles é a velocidade do vento. Quanto mais ventar, mais frio irá fazer. Então para os dias de inverno o ideal é que a velocidade do vento seja sempre a menor possível.
Quanto mais frio fizer (mesmo que o vento esteja numa velocidade baixa) maior será a sensação térmica de frio. Por exemplo, se os termômetros estiverem marcando -6ºC e o vento estiver na sua velocidade média em dias comuns que é de 11km/h, a sensação térmica será de -11ºC. Já se a temperatura estiver em 20ºC e o vento na mesma velocidade, a sensação será de 18ºC.

Tabela da Sensação Térmica Tabela da Sensação Térmica - Foto: Divulgação/INPE


História

A sensação térmica virou notícia durante a 2ª Guerra Mundial quando tropas nazistas foram derrotadas não só pelo frio russo, mas principalmente pela sensação de frio muito maior do que realmente estava na região da Sibéria. Com isso, foi criado pelo exército americano um índice para avaliar a sensação térmica através do vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário