segunda-feira, 15 de julho de 2013

Exército do Paquistão forma sua primeira turma de mulheres paraquedis​tas

Folha.com, 15/07/2013

Exército do Paquistão forma sua primeira turma de mulheres paraquedistas



DA EFE

 

O novo grupo de soldados do Exército paquistanês são 24 mulheres que acabam de se tornar as primeiras graduadas como paraquedistas das Forças Armadas do país asiático, informou nesta segunda-feira a imprensa local.
As militares completaram ontem na cidade noroeste de Pesháwar o curso de preparação da Força Aérea e receberam a insígnia alada que as distingue como membros do grupo.




Foto de divulgação da primeira turma de mulheres paraquedistas do Exército do Paquistão

Foto de divulgação da primeira turma de mulheres paraquedistas do Exército do Paquistão


 
"É um motivo de orgulho e uma honra ter feito parte desse curso histórico", disse ao jornal "Express Tribune" a capitão Hajra Khan, que comemorou "a primeira vez que o Exército do Paquistão dá essa oportunidade às mulheres oficiais".
O curso de três semanas incluiu, além de treinamento físico, formação nas técnicas necessárias para saltar de paraquedas e controlar a queda em todas as circunstâncias que podem haver no campo de batalha, segundo uma nota oficial do Exército.
"Fizeram história", disse ao "Express Tribune" um membro do escritório de relações públicas das Forças Armadas, que acrescentou que "as oficiais já não estão limitadas a tarefas nos serviços médicos, mas poderão servir em combate junto aos homens".
A imprensa local estima que o Exército paquistanês, que no total conta com mais de meio milhão de integrantes, tenha ao redor de 4.000 mulheres e a grande maioria delas atue nos serviços médicos e em áreas administrativas.
No entanto, na última década, algumas mulheres começaram a chegar a postos em unidades de combate e em 2006 quatro delas se tornaram pela primeira vez pilotos de combate das Forças Aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário