sábado, 8 de outubro de 2011

O louco de Pireu

http://www.limenoscope.ntua.gr/limimgs/piraeus2.jpg
Representação da antiga cidade de Pireu

08/10/2011

 

O louco de Pireu


Por Mauro Santayana

 
É conhecida a história (real ou fictícia) de um louco que vivia junto ao porto ateniense de Pireu. Ali, contava como fossem seus todos os navios que ancoravam e partiam. Era a “sua” certeza, contra todas as evidências.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está correndo o risco de ser comparado ao maníaco ateniense. Ainda agora, no Uruguai, convidado para falar sobre educação (tema de que o seu governo teria que se envergonhar, desde que não abriu uma só universidade pública) creditou aos seus dois mandatos, os êxitos obtidos por Lula. Relembre-se que Lula construiu 15 novas universidades, criou mais de 200 escolas técnicas, e abriu 150 novos campi universitários, só no setor da educação.

O político paulista também desmereceu os avanços para a integração continental da América Latina. Mas, tal como o transtornado de Pireu, ele fala aos ventos, enquanto os navios alheios, como a História, se movem.

Um comentário:

  1. Não irei comentar, por não entender de política, e mais, quanto mais dela eu me inteire, menos a compreendo. Devo vê-la ao contrário, por isso, Por Que Prolongar, (PQP) explicando que eu não entendo?
    Não tolero escritas ou falas chulas, as vezes condescendo em usar um PQP, somente como interjeição, assim como:- pucha vida!..., sem me referir a mãe de ninguém.

    Dessa forma quando leio que alguém possa ter apreço por um governo, por um período tão funesto, como o que temos, o país e o povo, sido vítimas, me permito a licença de usar a interjeição: PQP, com todo o respeito, PUTA QUE PARIU.

    ResponderExcluir