quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bolsa Família reduz em 36% índice de crianças fora da escola

http://www.rioquente.go.gov.br/uploads/image/BOLSA_FAMILIA_hor1.jpg
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=166226&id_secao=1
 
13 de Outubro de 2011

Bolsa Família reduz em 36% índice de crianças fora da escola

 

Na coluna Conversa com a Presidenta, publicada na terça-feira (11), a presidente Dilma Roussef anunciou que, segundo dados do Ministério da Educação (Mec), o índice de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos fora da escola diminuiu 36% por causa do Bolsa Família. A presidenta descartou a possibilidade do benefício contribuir para o aumento da taxa de natalidade no país.

Em resposta ao advogado Josué do Espírito Santo Ribeiro, de Salvador (BA), Dilma Roussef disse que “é difícil imaginar que uma família decida ter mais filhos apenas porque terá um acréscimo de R$ 32,00 mensais no seu orçamento”.  Dados do IBGE mostram que o número médio de filhos da mulher brasileira vem caindo em todos os segmentos sociais e regiões do país. A média era de 5,8 filhos por mulher, em 1970, caiu para 2,14, em 2003, e para 1,94, em 2009.

Para a presidente, os dados demonstram que não existe relação entre o índice de natalidade e o Bolsa Família. “Como o Bolsa Família existe desde 2003, não há qualquer indicação de que tenha provocado o aumento da taxa de fecundidade. Aliás, o número médio de filhos das beneficiárias do Bolsa Família também vem caindo e hoje é de 2,08 filhos por família”.

E enfatizou que “pagar o benefício variável do Bolsa Família para até cinco filhos é parte do nosso plano Brasil sem Miséria. Afinal, 40% dos 16,2 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha de pobreza são menores de 14 anos. Queremos garantir a estas crianças e adolescentes acesso às políticas de saúde e educação e a uma boa alimentação. Aliás, os menores mais vulneráveis são exatamente os que integram as famílias mais numerosas”.

A extensão do benefício variável melhorará a vida de 1,3 milhão de crianças e adolescentes, garante a Presidente da República.

De Brasília
Márcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário