quarta-feira, 12 de outubro de 2011

'Keep walking, Brazil' (Ou, 'não tem uísque grátis')

http://www.brainstorm9.com.br/wp-content/uploads/2011/10/jw.jpg
The giant is no longer sleeping




Não tem uísque grátis


Por Fernando Brito


Sempre se brinca com a frase “não existe almoço grátis”, atribuída – parece que indevidamente – ao economista conservador Milton Friedman.
Bom, também – e muito menos – existe uísque grátis.
Quem se surpreendeu com o comercial do uísque Johnnie Walker sobre o Brasil – muito bem feito, aliás e eu o reproduzo aí em cima – talvez não saiba o que está por trás dele.
É que o Brasil se tornou o maior consumidor desta marca, depois dos Estados Unidos. E deve ultrapassar o volume de vendas nos EUA nos próximos anos, segundo o fabricante.
As vendas mundiais cresceram  11%, mas  no mercado brasileiro quase triplicaram este número, aumentando 30%entre junho do ano passado e junho deste ano. O aumento  do mercado brasileiro de uísques, considerando todas as marcas, foi de 22%.
O mercado é tão promissor que a empresa montou uma diretoria para cuidar do produto aqui e a peça publicitária foi desenvolvida em cima desta perspectiva de mercado.
Claro que os publicitários captaram o sentimento de progresso e afirmação do país para vender o seu “peixe” destilado.
É bom notar que isso não está acontecendo por qualquer favor tributário. Um levantamento do Estadão, em agosto, mostra que um uísque desta marca custa 80% mais caro em São Paulo que em Nova York.
Cada vez que o pessoal do “Cansei” brinda mais um recorde do impostômetro,  paga 61% da dose ao Fisco. Devia ser mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário