sábado, 2 de abril de 2011

O ovo ou a galinha?

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/o-ovo-ou-a-galinha

Por Paulo Gurgel Carlos da Silva




É um dilema que provém da expressão "o que veio primeiro: o ovo ou a galinha?", já que as galinhas põem ovos que, por sua vez, originam galinhas. Esta expressão, apesar de ser um exemplo de ambiguidade, tem deixado filósofos a se questionarem como o universo e a vida começaram.

No meio popular, referir-se a esta questão beira a inutilidade, pois a sentença é considerada uma falácia do tipo "círculo vicioso".
O dilema, então, cresce ao entrar no campo metafísico com uma proposta metafórica. Para entender melhor sua representação metafórica, a pergunta pode ser reformulada para os seguintes termos: "Que veio primeiro: X que não pode vir sem Y, ou Y que não pode vir sem X?".
Diversos filósofos já refletiram sobre o dilema:
  • Aristóteles concluiu que ambos existiram sempre.
  • Plutarco fez uma comparação do dilema com a criação do mundo.
  • Macróbio destacou a transcendência da questão.
  • Stephen Hawking e Christopher Langan concluíram que foi primeiro o ovo.
Criacionistas e evolucionistas apresentam posições opostas nesta questão. Os criacionistas, baseados em que a Bíblia diz que Deus criou as aves (sem nada mencionar sobre os ovos), respondem que foi a galinha (junto com o galo). E os evolucionistas contrapõem (epa!) dizendo que foi o ovo.
Nós argumentamos que, como a mutação que criou a primeira galinha só pode ter ocorrido antes que ela nascesse, o ovo teria que necessariamente vir primeiro. E o que havia antes dele ainda não era uma galinha; era uma pré-galinha, talvez. Fácil, não é?

Um comentário:

  1. Pela blogosfera - 42
    Encontro no blog Carcará cinco postagens de EntreMentes - O quarto de Ames, Winehouse no Brasil, O ovo ou a galinha?, A família Pinto e A floresta dos suicídios - republicados por Ivan Bulhões, o qual teve o devido cuidado de me citar como sendo o autor. Isto é ser honesto.
    Um abraço, Ivan.

    ResponderExcluir