quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lula inaugura primeiro sistema definitivo de produção do pré-sal

UOL, 28/10/2010 - 18h53

"O Brasil jogou fora o século 20", diz Lula durante inauguração de plataforma do pré-sal

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro
  • Presidente Lula durante início da produção de petróleo da camada pré-sal no Campo de Tupi
 
A nova plataforma fica a cerca de 300 km da costa do litoral sul fluminense. Durante seu discurso, Lula disse que o século 21 é o século do Brasil e da América Latina.

"O Brasil jogou fora o século 20. Não é que jogou fora, nós não soubemos aproveitar corretamente o século 20 (...) muitas vezes por descrença, por complexo de inferioridade", afirmou. "O século 21 será inexorável. Eu dizia na ONU uma vez que o século 19 foi dos europeus, o século 20 foi dos Estados Unidos e, no final, uma parte para a China, e o século 21 é inexorável: é o século do Brasil e é o século da América Latina, podem ficar certos."

Em discurso na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, durante a tarde, Lula lembrou a morte do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, falecido na quarta-feira (27). "Um companheiro a quem tenho profundo respeito e que conseguiu tirar a Argentina do buraco", disse o presidente, que suspendeu o compromisso que teria ainda hoje em Pernambuco para comparecer ao velório de Kirchner, em Buenos Aires.

100 mil barris por dia na fase comercial
A plataforma Cidade Angra dos Reis é do tipo FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás). Durante os dois próximos meses, a FPSO produzirá 14 mil barris diários de petróleo, segundo a Petrobras. Quando entrar em fase comercial e estiver conectada a seis poços de exploração, a plataforma alcançará sua capacidade produtiva máxima: 100 mil barris diários.  
Com a entrada em operação da Cidade de Angra dos Reis, a exploração diária de Tupi deve saltar para 28 mil barris até dezembro, quando a declaração de comercialização deve ser entregue à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

No entanto, o aumento na produção do campo de Tupi está condicionado à solução de um problema logístico. A ANP permite que cada plataforma queime no máximo 500 mil metros cúbicos diários de gás. Como a extração de petróleo e gás ocorre de forma conjunta, a Petrobras ainda estuda maneiras de escoar o gás excedente. A empresa pretende ter a questão resolvida até o final do ano.

A exploração do pré-sal da área de Tupi será realizada por um consórcio integrado pela Petrobras (65%), pela britânica BG Group (25%) e a portuguesa Galp Energia (10%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário