sábado, 2 de abril de 2016

Livro: 'Lehman Brothers - A crisis of value'


http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1756663-autora-investiga-quebra-do-lehman-brothers-em-2008.shtml




Folha.com, 02/04/16



Autora investiga quebra do Lehman Brothers em 2008


JOHN PLENDER
DO "FINANCIAL TIMES"



O colapso do banco de investimento Lehman Brothers em 2008 não foi a causa da grande crise financeira, mas serviu como abertura espetacular das cortinas em um dos mais caóticos episódios na história dos mercados financeiros.

Passados quase oito anos, Oonagh McDonald, especialista em regulamentação financeira e antiga integrante do Parlamento britânico, relata a história do ponto de vista regulatório, analisando as múltiplas falhas na colcha de retalhos de regulamentos que supostamente governavam a maneira pela qual os cinco grandes bancos de investimento dos Estados Unidos eram fiscalizados.

Acima de tudo ela examina a maneira pela qual, em um fim de semana, a avaliação do Lehman Brothers no mercado de ações caiu de US$ 639 bilhões para zero.

Não foi preciso muita coisa para fazer com que o Lehman Brothers desaparecesse em fumaça. No final de seu último ano fiscal de operação, a alavancagem do banco era tão alta que o valor de suas ações teve de cair apenas 3,6% para que o banco fosse destruído.



​A história de como sua equipe de gestão chegou a esse ponto, sob a liderança de Dick Fuld, é muito ilustrativa.

A resposta daqueles magos de Wall Street à compressão de crédito que começou na metade de 2007 foi pura arrogância. Tendo sobrevivido a episódios de grande tumulto no mercado, nos quais a expectativa era de que muitos bancos falissem, Fuld e seus colegas decidiram assumir riscos ainda maiores.

Enquanto isso, deixaram de informar ao conselho de que estavam excedendo os limites de risco que eles mesmos haviam imposto, e de que estavam excluindo os ativos mais ousados dos testes de desgaste internos. O conselho, formado por pessoas conspícuas pelo desconhecimento de questões de risco e dos detalhes do mercado financeiro, endossou essa nova política entusiasticamente. A vice-presidente de risco que questionou esse salto para o crescimento foi destituída.

Muita gente já tratou da dinâmica da crise em termos da natureza tóxica dos complexos instrumentos derivativos e produtos estruturados, a exemplo de obrigações de divida caucionadas, credit default swaps e o mais. Um dos pontos fortes do livro de McDonald é que ela reconhece que a crise na verdade tinha por base o mercado de imóveis. O motivo para que os instrumentos derivativos tenham infligido prejuízos aos seus detentores era que derivavam seu valor de hipotecas residenciais, imóveis comerciais e outros ativos financeiros. Os valores desses ativos entraram em colapso a partir de 2006.

Boa parte do declínio no valor dos ativos do Lehman veio de exposição direta ao mercado imobiliário. O banco investiu pesadamente em ações do setor imobiliário e empréstimos à SunCal, uma incorporadora de imóveis californiana, e ao Archstone-Smith, um fundo de investimento em imóveis que controlava edifícios de apartamentos de luxo espalhados pelos Estados Unidos.

Porque o Lehman Brothers trouxe outros bancos para essas transações, informações sobre a deterioração na qualidade de seus ativos se espalharam rapidamente. Uma suspeita mútua e generalizada quanto aos valores dos ativos de outros bancos se tornou um dos marcos da crise.

No caso de todos aqueles complexos produtos estruturados, a falta de confiança foi agravada porque se tornou impossível formar preços para eles quando o mercado secou. Ninguém confiava nos modelos adotados pelos bancos para definir seus valores.

O livro é em parte um manual sobre esses produtos estruturados e sobre a maneira pela qual eles são avaliados. Também oferece discussões detalhadas das diferentes metodologias usadas para avaliar imóveis.

Mas a conclusão é um estudo mais amplo e provocativo do conceito de valor de mercado, na qual McDonald contesta a hipótese do mercado eficiente que embasava boa parte do pensamento nos ministérios de finanças, bancos centrais e agências regulatórias, antes da crise.

Um risco em um livro como esse é o de severidade excessiva causada por observar a situação em retrospecto. Mas as tijoladas de McDonald contra o comportamento das autoridades regulatórias antes da crise são amplamente justificadas.


Tradução de PAULO MIGLIACCI

Lehman Brothers: A crisis of value",
AUTORA: Oonagh McDonald
EDITORA: Bloomsbury Academic

Nenhum comentário:

Postar um comentário