domingo, 3 de abril de 2016

A Lava Jato é, agora declaradamente, uma operação judicial com objetivo político-partidário


http://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2016/04/1756889-o-alvo.shtml



Folha.com, 03/04/16


O alvo

 
Por Janio de Freitas



Intencional, por certo não foi.
Muito melhor: foi autêntico, com a naturalidade das palavras que burlam, espontâneas, a censura protetora das nossas conveniências. Foi um pequeno trecho de frase, intercalado com ligeireza. A frase, por sua vez, destinava-se a outro fim – o reconhecimento da "não intervenção" dos governos do PT na ação do Ministério Público e da Polícia Federal, "porque os governos anteriores realmente mantinham controle das instituições". A palestra, está claro, decorria com plena e descontraída franqueza do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, o comunicador da Lava Jato.


Carlos Fernando dos Santos Lima

Eis o pequeno trecho que o auditório da Câmara Americana de Comércio pôde ouvir, sem sinal de notá-lo, e a repórter Paula Reverbel não excluiu, como fizeram outros, do seu relato para a Folha: "[...] os governos que estão sendo investigados, os governos do PT, [...]".
 
O que a Lava Jato investiga de fato, por meio de investigações secundárias, não é a corrupção na Petrobras, não é a ação corruptora de empreiteiras, não são casos de lavagem de dinheiro: são "os governos do PT".
 
Deixa, portanto, de ser coisa de esquerdista, governista, lulista, petista & cia., como alegado por tantos, a dedução de que a Lava Jato procede com direcionamento e seletividade. E age muito além do alcance investigativo e processual a que foi legalmente destinada. Com finalidade que explica o seu descaso por indícios e mesmo por delações premiadas, tão valorizadas em seu método, de corrupção anterior ao primeiro governo do PT.
 
A Lava Jato é, agora declaradamente, uma operação judicial com objetivo político-partidário, cujos atos e êxitos contra a corrupção são partes acessórias do percurso contra três governos (partido e personagens). Não são esses os mandatos conferidos ao juiz e aos procuradores da Lava Jato, no entanto. Pode-se imaginar o fim visado. Mas de onde vêm tal presunção e tal objetivo da Lava Jato é uma incógnita para o próprio Judiciário, que, afinal de contas, é o primeiro Poder questionado.
 
Dentro da crise que se vê há outra, senão outras crises. Como a de autoridade, que até as simples aparências de opinião pública esvaziam.

Um comentário:

  1. Caíram as cortinas e apareceu o "enredo" do espetáculo que muitos de nós já havia denunciado, sem que a sociedade se desse conta do que agora esclarece e denuncia o combativo Janio de Freitas. O fato dessa convicção ocorrer neste momento, vem reforçar o esforço de luta que a sociedade e o povo organizado tem feito, do Oaipoque ao Chui na defesa da Democracia e do Estado de Direito, o que implica em combatermos a tentativa agora clara do golpe com todas as nossas forças. #NãoVaiTerGlope !!!

    ResponderExcluir