quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A volta dos que não foram




http://www1.folha.uol.com.br/colunas/guilhermeboulos/2014/09/1510639-o-neoliberalismo-saiu-do-armario.shtml




Folha.com, 04/09/2014




O neoliberalismo saiu do armário

 
Por Guilherme Boulos



Quem diria! Mal se passaram 6 anos da crise em que as políticas neoliberais afundaram o mundo e eles aí com todo o vigor. A aposta na mão invisível do mercado e na desregulamentação das finanças quase levou a maior economia do mundo ao colapso em 2008. Os Estados Unidos, a Europa e a economia mundial pagam o preço até hoje.
No demorou, porém, para que os intelectuais da banca superassem a vergonha e o descrédito, saíssem do armário e recuperassem a autoconfiança para defender a mesma rota do fracasso. Abstraíram 2008 e reaparecem de cara lavada para apresentar as mudanças necessárias na economia brasileira.
Já foi dito que a história se repete, primeiro como tragédia e depois como farsa. Neste caso, até os personagens são os mesmos. Vejam vocês, Armínio Fraga! As últimas três campanhas presidenciais do PSDB o esconderam a sete chaves, assim como a FHC. Dizem que há lugares do país que quando seu nome citado as pessoas correm para bater três vezes na madeira. Dá azar! Incrível, mas Aécio Neves teve a coragem de reabilitá-lo.
Aquele que quando foi presidente do Banco Central elevou a taxa de juros de 25% para 45%! O homem do arrocho e dos banqueiros. Que foi diretor do Fundo de Investimento de George Soros, símbolo da especulação financeira mundial.
É o mesmo velho Armínio. Diz agora que os salários subiram muito ultimamente e que a redução de juros nos anos anteriores foi “preocupante”. Em entrevista à Folha nesta semana deixou claro que gostaria de rever as regras do seguro-desemprego, aumentar a idade mínima para aposentadoria e dificultar a concessão de pensões.
Tudo em nome do combate inflação. Só deixa de dizer que ao fim de sua gestão no Banco Central, no governo FHC, a inflação era de 12,5% ao mês, quase o dobro da atual, que ele julga fora de controle. E isso com juros estrondosos.
Sorte tem o país cujo candidato que o anunciou como futuro ministro da Fazenda está praticamente fora do páreo eleitoral.
Mas, como diz o povo mais acostumado a sofrer, desgraça pouca é  bobagem. A queda de Aécio foi acompanhada da subida meteórica de Marina Silva. E Marina, talvez no afã de atrair o mercado para seu projeto, tinha já erigido como conselheiro econômico ninguém menos que Eduardo Giannetti da Fonseca. Economista da nata do neoliberalismo brasileiro.
Giannetti tem distribuído por aí a mesma cantilena que arruinou os trabalhadores no Brasil, produzindo desemprego, arrocho salarial e recesso econômica na década de 90. O discurso de Marina é o da nova política, mas começa mal ao recorrer a velha economia.
Também em entrevista à Folha, no ano passado, sistematizou sua listinha de desejos: autonomia do Banco Central, readequar a Petrobrás e os bancos públicos nos “critérios de mercado”, desatrelar o reajuste das aposentarias ao salário mínimo e por a vai. O modelo de seus sonhos, disse ele, o segundo mandato de FHC e o primeiro de Lula (o mandato mais conservador dos governos petistas). Cita como referência as "heroicas" privatizações e a desregulamentação de capitais por FHC.
Sua obsessão –agora repetida por Marina– fortalecer o dito tripé macroeconômico. Austeridade fiscal, aumento do superávit primário e livre câmbio. Não preciso ser economista nem ter sobrenome europeu para saber que isso implica cortes de investimentos e de gastos sociais do Estado. Austeridade fiscal é um nome elegante para dizer corte no orçamento público. Superávit primário é um termo técnico para se referir reserva de recursos para pagar juros da dívida aos banqueiros, o que, por sua vez, implica em cortes orçamentários.
Marina ter que se decidir. Ou quer manter e ampliar políticas sociais e investimentos públicos ou quer fazer cortes. Do ponto de vista lógico, tentar conciliar os dois é tão impossível quanto empenhar-se em desenhar um círculo quadrado. Simplesmente não dá! Marina deve a todos esta resposta. Ou está com Giannetti ou está com Chico Mendes.
A reabilitação dos neoliberais, ao que parece, no foi apenas um apelo desesperado do PSDB, mas uma tendência do debate econômico nestas eleições. Não deixa de ser, de algum modo, a volta dos que não foram. Já que os governos petistas –Dilma inclusive– conservaram importantes aspectos neoliberais em sua política econômica. No pior acaso os lucros bancários foram recordes. O pré-sal foi concedido a exploração privada, assim como aeroportos e rodovias.
Mas, tragicamente o discurso da mudança entre os principais candidatos não critica esse conservadorismo. Ao contrário, diz que ele foi insuficiente e volta-se contra as limitadas iniciativas de enfrentá-lo. A titubeante redução dos juros básicos, o uso de bancos públicos para baratear o crédito, a atuação das estatais na indução de investimentos e os gastos com assistência social, que não chegam a 4% do orçamento federal.
A crítica feita pelo viés conservador. E deixa claro que o debate econômico no Brasil ainda é pautado pelo interesse do mercado financeiro. Enquanto for assim teremos de conviver com o eterno retorno dos neoliberais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário