terça-feira, 29 de março de 2011

Usinas solares iniciam operação comercial no Brasil

http://otaodabiologia.files.wordpress.com/2009/12/3404954.jpg

São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2011


Usinas solares iniciam operação comercial no Brasil

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Os grandes consumidores de energia do Brasil poderão, em breve, adquirir energia solar no mercado livre, ainda que, de início, a preços elevados.
A Eletrosul, empresa do sistema Eletrobras, inicia a construção, em Florianópolis, de uma usina para captar luz do sol. Deve gerar a partir do ano que vem.
Outro projeto, da MPX, entra em operação no final de abril no Ceará.

"Não há parques do tipo no país. Ainda são comuns apenas os coletores residenciais", afirma o presidente da Eletrosul, Eurides Luiz Mescolotto, que embarcou para a Alemanha nesta semana para tratar do financiamento com o banco KfW, instituição que já atua no negócio de crédito de carbono no país.
A usina deve gerar 1,2 GWh/ano. O volume vai para a rede de distribuição.
Ainda incipiente no Brasil, para as empresas que contratarem a energia solar, o modelo deve ser mais útil como marketing. Os preços ainda não foram estimados.
"Vai ser cara por causa dos equipamentos, que são importados, e que, por isso, não podem ser financiados pelo BNDES aqui. Mas vamos oferecer um selo verde, que atesta o uso de energia limpa pela empresa que consumir", afirma.
"É um negócio comum na Europa e está ganhando peso no Brasil", diz Marcelo Mesquita, da Abrava (associação de refrigeração, ventilação e aquecimento).
A MPX já montou 4.680 painéis. Seu projeto começa com capacidade de 1 MW, mas já tem autorização ambiental para 5 MW e área para 50 MW.
Por "questões estratégicas", a empresa também não comenta ainda sobre preços. O apoio financeiro é do BID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário