quinta-feira, 31 de março de 2011

Alencar convidou país a romper estigma que rodeia o câncer

                    Sergio Lima/Folhapress

Cadetes das Forças Armadas sobem a rampa do Palácio do Planalto
carregando o caixão com o corpo de José Alencar

São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011


OPINIÃO

Alencar convidou país a romper estigma que rodeia o câncer

LUCIANA HOLTZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

José Alencar, homem que sustentou postura firme na vida e na política, ao ser acometido por um câncer raro e ter tornado públicas as diversas fases do seu tratamento médico nesses quase 15 anos, inaugurou um importante espaço de diálogo e reflexão sobre a doença.
Ao se assumir com dor e não se encerrar em torno disso, ao viver sempre que possível o seu dia com normalidade, ao transformar por muitas vezes o quarto do hospital em seu ambiente de trabalho, José Alencar convidou o país a quebrar o estigma que rodeia o câncer e amputa a vontade de vida de milhares de brasileiros.
Cada internação e cirurgia anunciada, além de comover e mobilizar os brasileiros pela determinação de Alencar à vida, colocava o tema do câncer em espaço de discussão.
Quando a imprensa noticiava a prescrição de novo medicamento ao ex-vice-presidente, a chance de cura renovava-se também para outros milhares de brasileiros.
Quando se divulgava a disponibilidade no Brasil do tratamento de excelência que recebeu Alencar, abordavam-se os avanços do país nessa área e discutia-se o imenso caminho que teremos de avançar para oferecer a mesma atenção para quaisquer pacientes.

LEGADO
Alencar também ensinou o Brasil, com sua vida e sua morte, sobre a força da fé, sobre a importância fundamental da família e dos amigos para o sucesso do tratamento, sobre a coragem no enfrentamento à doença.
Que a sua memória se faça constante para que o país caminhe sempre em direção ao acesso irrestrito à saúde de todos os brasileiros, à redução da dor e desesperança dos pacientes, à formatação de políticas públicas e diretrizes eficientes para a prevenção da doença. Essa lembrança poderá transformar, então, a realidade do câncer no Brasil.

LUCIANA HOLTZ é presidente do Instituto ONCOGUIA

.....

Painel

RENATA LO PRETE

Conte comigo

No início deste mês, quando esteve pela última vez no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para visitar José Alencar, Lula propôs, todo animado:
- Zé, eu vim aqui te convidar pra ser o meu vice de novo daqui a oito anos.
O paciente, sempre disposto a uma boa tirada, virou-se para o ex-presidente e orientou:
- Então mande chamar os médicos pra eu avisá-los de que preciso aguentar pelo menos mais oito anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário