quinta-feira, 19 de maio de 2016

Me engana que eu gosto


Surgente, 19 de maio de 2016



Editorial

Me engana que eu gosto: os gringos querem comprar a Petrobrás, mesmo falida?




Apesar dos “prejuízos” reiterados e de toda a propaganda negativa, a Petrobrás é a grande cobiça do capital internacional. Em tom de pilhéria, o Senador Roberto Requião alertou: “ Temos que avisar aos gringos, eles vão comprar uma empresa falida!”

A Petrobrás está longe de ser uma empresa falida. O pré-sal, que elevou as reservas da Petrobrás para mais de cem bilhões de barris, garante o abastecimento do país, no mínimo, nos próximos 50 anos. Que empresa dá esse retorno à nação? A Petrobrás responde, em média, por 13% do PIB. Além disso, a Petrobrás responde por 80% das obras do país. São milhões de empregos. Nos últimos anos o Brasil se tornou o segundo maior parque de obras do planeta, só perdendo para a China.

A sociedade assiste à disputa do petróleo no mundo, através de guerras e derrubadas de governos, como tentam fazer na Rússia, na Venezuela, no Brasil e já fizeram na Líbia e no Iraque. Os EUA são os grandes saqueadores do petróleo mundial e são capazes de tudo para somar hidrocarboneto a suas reservas para se manterem como nação hegemônica no mundo.

No Brasil, nem foi preciso o recurso extremo da guerra para usurpar nossas riquezas. Os ianques já contam com seus representantes no Congresso Nacional e no Judiciário, na mídia- em especial a Globo - além do seu braço partidário, o PSDB. Trata-se de uma verdadeira quadrilha, disposta a entregar nosso petróleo.

O Congresso continua capitaneado pelo presidente deposto, Eduardo Cunha, que atua nas sombras. A Globo apoiou três golpes. O primeiro contra Getúlio Vargas; depois foi cúmplice da Ditadura Militar; agora, exerceu seu protagonismo no golpe contra o governo Dilma. O pano de fundo, em todos esses momentos obscuros da história, é sempre o interesse dos ianques no petróleo, sobretudo depois da descoberta do pré-sal.

O PSDB tentou privatizar a Petrobrás com apoio da Globo. Na época, uma campanha publicitária veiculada na emissora comparava a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás. Capacho da Chevron, José Serra está prestes a derrubar a Lei de Partilha. A lei já caiu no Senado e a qualquer momento será votado no plenário da Câmara.

No âmbito do judiciário, a operação Lava Jato, chefiada por Sérgio Moro, foi premiada pela Globo. Moro diz combater a corrupção na Petrobrás, mas se nega a investigar os podres do período FHC, embora as denúncias tenham aparecido várias vezes em delação premiada. O próprio FHC reconheceu, em seu livro “Diários da Presidência”, que em seu governo havia corrupção na Petrobrás.

Além de blindar FHC, Moro também não investiga nenhum parlamentar tucano citado na Lava Jato. Ainda que tenham sido várias vezes citados Antonio Anastasia, Aluysio Nunes, Aécio Neves. Como acreditar na farsa do combate à corrupção de Moro?

Como se não bastasse, Moro convocou os promotores americanos para fiscalizar a Petrobrás, oficializando a espionagem. Pelos relevantes serviços prestados, o juiz da Lava Jato foi premiado pelo próprio governo americano e pelas revistas Fortune e Time.

Se houvesse, de farto, interesse, seria fácil resolver a crise da Petrobrás e retomar o crescimento do país. Bastaria o tesouro nacional aportar recursos para que a Petrobrás volte ao patamar financeiro de outubro de 2014, quando começou a crise internacional. Inclusive retornando aos cofres da empresa o investimento feito pela Petrobrás, que por cerca de seis anos, importou diesel e gasolina, repassando o produto a preço subsidiado para não alimentar a inflação e aliviar o bolso do contribuinte.

Entretanto, ao invés de oxigenar a Petrobrás, o governo interino de Michel Temer, sem nenhum voto, pretende retomar a “Privataria Tucana”. De forma absurda, anuncia que vai usar recursos do BNDES para facilitar a doação de nossas empresas, como fizeram no passado com a Vale do Rio Doce, a maior mineradora de ferro do mundo vendida a preço de banana. Agora a lista de privatização inclui Petrobras, Eletrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios...

No Governo de FHC, os petroleiros, com apoio da sociedade, realizaram uma greve de 32 dias, barrando a privatização. FHC não conseguiu doar a empresa, mas quebrou o monopólio. Mais uma vez os petroleiros estão sendo empurrados a uma greve nacional para barrar a entrega da Petrobrás. Será que Temer vai conseguir vender o Brasil?









​Conversa Afiada, 19/05/16


Quem quebrou a Eletrobras foi o Moro


Por Elvis Rocha​



​A CVM americana, a Securities and Exchange Commission, que regula a Bolsa americana (ao contrário da CVM daqui, que não regula nada… muito menos o Banco Opportunity), a SEC “deslistou” a Eletrobras das empresas que podem ser negociadas na Bolsa.

Foi barrada na Bolsa de NY: do not cross!

Porque a Eletrobras não conseguiu enviar os balanços auditados de 2014 e 2015.

O PiG teve orgasmos e correu, correu para acusar a Dilma de incompetência.

Lamentavelmente, a culpa não é da Dilma.

É do Moro!


A culpa é do Moro, que ainda não fechou a Petrobrax.

Mas, está fechando a Odebrecht, a Camargo, a Andrade e todas as empresas brasileiras de engenharia pesada, para que o Cerra, em acordos bilaterais (quá, quá, quá!) entregue tudo à Bechtel, à Haliburton…

Como diz o sábio Saturnino: melhor entregar logo tudo, como fez a Costa Rica.

Por que o Moro quebrou a Eletrobras?

Porque, segundo o Estadão, em comatoso estado, “desde junho de 2010, o escritório independente Hogan Lovells investiga possíveis irregularidades em sociedades e obras tocadas pela Eletrobras, por conta de denúncias da Polícia Federal (aquela que grampeia mictório de preso… - PHA). Como o escritório se depara a cada momento com algo suspeito, pede novas informações , o que demanda novas analises”.

A PF “investiga”, o Moro vaza e a Eletrobras quebra!

Elementar! O Golpe começou e acabou em Washington!

Navalha

A Centrais Elétricas Brasileiras, Eletrobras, crida pelo grande presidente João Goulart, em 1962, é uma empresa sob controle estatal que funciona como holding de todo o sistema elétrico do país.

É a Petrobras da Eletricidade! Em 2014, a Eletrobras faturou R$ 36 bilhões!

Moro conseguiu destruir um pequeno patrimônio:

Eletrobras CGTEE, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletrosul e Eletrobras Furnas; las distribuidoras Eletrobras Distribuição Amazonas, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Alagoas, Eletrobras Distribuição Piauí, Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletrobras Distribuição Roraima; a empresa de participações Eletrobras Eletropar; e o centro de pesquisas Eletrobras Cepel.

A Eletrobras também detém metade do capital de Itaipu Binacional.

Responsável por 37% do total da capacidade de geração do país, a Eletrobras tem capacidade instalada de 42.080 megawatts e 164 usinas – 36 hidrelétricas e 128 térmicas, sendo duas termonucleares.

Possui mais de 58 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que corresponde a 57% do total nacional. A empresa também promove o uso eficiente da energia e o combate ao desperdício por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrobras)

Em tempo: pequeno e não desprezível detalhe: a Eletrobras que o Moro quebrou controla 99,99% das ações da Eletronuclear!
Precisa desenhar?

Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário