quinta-feira, 3 de março de 2011

Fonte do WikiLeaks vai enfrentar 22 novas acusações


São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2011
 
Suposta fonte do WikiLeaks vai enfrentar 22 novas acusações
 
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Exército americano afirmou ontem que o soldado e ex-analista de inteligência Bradley Manning, 23 -suspeito de ter vazado milhares de documentos confidenciais dos EUA para a organização WikiLeaks-, enfrentará 22 novas acusações.
Se for condenado, Manning pode receber a prisão perpetua como sentença.
As novas acusações foram formuladas depois de uma investigação de sete meses. Uma delas é "ajudar o inimigo" -crime punido com a pena capital pela Justiça Militar americana.
Mas, em comunicado, as Forças Armadas afirmaram que não desejam que ele seja condenado à morte.
Manning é suspeito de ter copiado milhares de arquivos eletrônicos confidenciais dos EUA, entre eles telegramas diplomáticos e registros de ações militares no Afeganistão e no Iraque, quando era recruta e servia no Iraque como analista.
Ele foi descoberto e preso em uma base da Marinha na Virginia, nos EUA. O soldado foi inicialmente acusado de copiar e transmitir ao WikiLeaks um vídeo confidencial no qual a tripulação de um helicóptero de ataque americano fuzilava um grupo de civis em Bagdá, inclusive dois jornalistas, em 2007.
Por causa disso, enfrentou um processo na corte marcial por baixar e transmitir vídeo confidencial para pessoal não autorizado.
Contudo, o material supostamente vazado por Manning continuou a ser divulgado pelo WikiLeaks -colocando o governo americano em situação delicada ante diversos governos.
O julgamento de Manning tem sido adiado enquanto ele passa por avaliações de seu estado mental. Quando essa fase terminar, ele pode ser levado a júri.
Julian Assange, chefe do WikiLeaks, nega que Manning tenha sido sua fonte.
 
.....
 
São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
 
SUVENIRES

WikiLeaks abre uma loja virtual para arrecadar fundos

DE SÃO PAULO - Com o objetivo de arrecadar fundos para a ONG, responsável pelo vazamento de milhares de despachos da diplomacia dos EUA, o WikiLeaks abriu loja virtual (wikileaks.spreadshirt.com). O rosto de Julian Assange e o slogan do WikiLeaks ("Coragem é contagiosa") estampam camisetas, buttons, guarda-chuvas e bolsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário