quarta-feira, 16 de março de 2011

Depois de Wisconsin, agora é Michigan

http://wwp.greenwichmeantime.com/images/usa/michigan.jpg

Carta de Michael Moore aos seus conterrâneos de Michigan


Michael Moore

Numa carta enviada aos seus “conterrâneos, de Michigan”, Michael Moore apela para que os cidadãos se manifestem, nesta quarta-feira, dia 16 de Março, junto ao Capitólio, em Lansing, Michigan, contra as medidas propostas, e algumas delas já aprovadas, pelo governador Rick Snyder.

Segue a carta de Michael Moore aos seus “conterrâneos, de Michigan”:

“Companheiros Michiganders (e Michiganders honorários em todo o mundo):

Convoco todos os que possam para que tirem a 4ª-feira e se dirijam ao Capitólio, em Lansing, capital do estado de Michigan, para protestar contra a legislação cruel, apavorante, que está a ser metida pelas nossas goelas abaixo.

O que mais chocou muita gente é que o novo governador, que concorreu contra o Tea Party e derrotou a ala da direita do seu partido nas primárias – e chegou à eleição geral como “um simples nerd de Ann Arbor”, moderado, não ideólogo – nos pregou um dos maiores golpes de Jekyll & Hyde jamais vistos na política eleitoral.

O Governador Snyder, imediatamente depois de eleito, arrancou a máscara de bom moço e revelou o que de fato é: multibilionário dedicado a destruir o estado de Michigam e entregá-lo aos seus camaradas de Wall Street.

Em apenas oito rápidas semanas, o governador Snyder:

- Conseguiu que a Câmara e Senado aprovassem leis que lhe deram poderes para “gestão de emergência” – entre outros, poderes para indicar uma empresa ou um executivo que pode, literalmente, dissolver governos municipais ou Comissões Escolares, demitir funcionários eleitos, anular qualquer lei local e governar todo o aparelho do governo estadual em Michigan. Essa empresa, em seguida, tem o poder para declarar nulos e para cancelar todos os contratos colectivos de trabalho.

- Propôs um corte imediato de 86% nos impostos devidos pelas empresas, e aumentou em 31% os impostos devidos pelos contribuintes pessoais! E a parte principal desses impostos pesam sobre – não estou mentindo! – sobre os mais idosos e os mais pobres! Diz que esses dois grupos, até agora, não “partilharam os sacrifícios” que todos nós temos sido obrigados a fazer. Então, no orçamento do estado, o governador Snyder propõe o CORTE de $1,8 bilhão para as empresas e um AUMENTO de $1,75 bilhão para o resto da sociedade, a maior parte a ser pago pelos pobres, pelos idosos e pelos trabalhadores –, apesar de o 1% dos mais ricos em Michigan JÁ PAGAREM a menor taxa estadual de impostos de todo o país!

- Associado aos demais deputados, fez aprovar mais de 40 leis contra o trabalho só nos dois primeiros meses de mandato! Não perderam tempo! E apanharam desprevenidos a maioria de nós. Boa parte dessas leis foram aprovadas antes que tivéssemos tido tempo de ver o que acontecia e protestar.

São medidas catastróficas, que levarão o nosso estado, já tão terrivelmente sacrificado, para o fundo do poço. Precisaríamos agora de um líder inspirado, que nos ajudasse a reinventar o estado de Michigan, a encontrar meios criativos para gerar novos empregos e nos arrancar da depressão econômica.
O resto do país que chame o que estão a viver de “Grande Depressão”. Nós, em Michigan, estamos a viver “a Depressão num só estado”.

Sei que muitos estão desesperados, e nada mais justificável do que ter perdido todas as esperanças, hoje, em Michigan. Mas não podemos deixar que as coisas piorem ainda mais. É preciso levantar e lutar contra essas leis draconianas e essa escandalosa tentativa de nos roubar os nossos direitos democráticos, fazendo do nosso estado mais um quintal dos assaltantes que vivem em Wall Street e nos EUA das grandes corporações. Vêem o nosso estado como uma grande liquidação – e mal podem esperar para pôr as patas no que ainda é um estado rico em recursos naturais e em infra-estrutura industrial.

Por favor, apareçam todos ao meio-dia da 4ª-feira, 16 de Março, para a nossa primeira megamanifestação contra essa insanidade.

Centenas de grupos já estão organizando comboios de carros e ônibus. Você pode, agora mesmo, declarar-se organizador e começar a convocar amigos e vizinhos para participar da megamanifestação em Lansing.

Se você trabalha, não há dia melhor para dizer que está doente do que na 4ª-feira, 16 de Março (o que está acontecendo em Michigan É UMA DOENÇA).
Se você estuda e tem aulas, não há dia melhor que a 4ª-feira, 16 de Março, para faltar à aula e começar a participar da democracia, nos EUA.

Temos de estar todos lá. Temos de fazer uma megamanifestação - e faremos, se todos vocês simplesmente andarem até o Capitólio e tomarem uma posição.

Nas últimas semanas, muita gente tem prestado atenção ao que está a acontecer em Wisconsin. Poucos sabem do que está a acontecer aqui em Michigan. Rick Snyder é um Scott Walker cheio de esteróides. Jamais antes aconteceu contra nós, o que a AAAR (http://www.aarp.org/aarp-foundation/) já descreveu como “ataque mortal” contra idosos e trabalhadores.

Acreditem em mim. Vocês vão maldizer o dia em que ficaram em casa e nada fizeram para impedir que esses assaltantes travestidos de políticos vos roubassem o seu Estado dos Grandes Lagos.

Não permitam que aconteça! Estejam todos no Capitólio ao meio dia da 4ª-feira, 16 de Março, para a maior manifestação de cidadãos que Michigan jamais viu!

Vamos Spartans! Vamos Wolverines! Vamos todos que ficam aí, nem um nem outro!

Atenciosamente,

Michael Moore

Nenhum comentário:

Postar um comentário