4 de março de 2011
Ataques aéreos da OTAN matam crianças no Afeganistão
A Representante Especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, pediu nesta quinta-feira (03/03) uma revisão profunda dos procedimentos depois que ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) mataram nove crianças que colhiam lenha na província afegã de Kunar, na terça-feira.
O Comandante Geral da OTAN, David Petraeus, pediu desculpas pelas fatalidades ocorridas, segundo ele, devido a um erro de comunicação sobre a localização de militares. A Representante Especial agradeceu o pedido de desculpas do Comandante e seu comprometimento para investigar o caso. Ela pediu também que seja realizada uma revisão exaustiva dos procedimentos “para garantir que todas as precauções necessárias sejam tomadas para evitar que as crianças se tornem vítimas da situação complexa e volátil no Afeganistão”.
Coomaraswamy lembrou que no ano passado forças internacionais introduziram técnicas com o objetivo de melhorar a proteção aos civis durante os ataques aéreos, que resultaram numa diminuição significativa do número de crianças mortas por forças pró-governo em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário