http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/alagamentos-folha-esconde-responsabilidade-de-serra
Folha esconde responsabilidade de Cerra nas enchentes
Na foto, mais uma obra de Deus. Ou da chuva
Alagamentos: Folha esconde responsabilidade de Serra
Por Edson Joanni
Folha.com
Os pontos de alagamento da marginal Tietê praticamente triplicaram de 2008 para 2011, considerando o primeiro bimestre de cada ano. Nesse período, foram 36 pontos em 2008 e 101 neste ano – 27 intransitáveis, informa a reportagem de Cristina Moreno de Castro publicada na edição desta terça-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
A Folha levantou os pontos registrados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura) em toda a extensão da marginal Tietê. Em 2009, foram 19 pontos e, em 2010, 57.
O monitoramento é feito da mesma forma que há quatro anos – não houve alteração na tecnologia do CGE nem na atuação da CET.
Luciana Travassos, doutora em ciência ambiental pela USP, diz que há várias hipóteses para a alta: bocas de lobo e galerias sem manutenção, falhas de drenagem da nova marginal, aumento da chuva ou das áreas de impermeabilização – tanto local, com a nova pista, pronta em março de 2010, quanto em toda a sub-bacia do rio Tietê.
Não há cálculos, por exemplo, sobre o quanto de área impermeabilizada surgiu no período e o quanto ela – e a área verde de 18,4 hectares suprimida – contribuem para os alagamentos.
Leia a reportagem completa na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.
Comentário
Nesses quatro anos o fator novo foi a redução do dessassoreamento do rio Tietê pela gestão Serra – recursos desviados para o marketing de governo, segundo seu próprio sucessor Geraldo Alckmin. Qual a razão para a repórter ter ignorado o fator principal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário