segunda-feira, 17 de junho de 2013

Novo livro sobre Malcolm X

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/06/1296013-critica-livro-de-historiador-expoe-contradicoes-de-malcolm-x.shtml



UOL, 17/06/2013


Crítica: Livro de historiador expõe contradições de Malcolm X



ELEONORA DE LUCENA
DE SÃO PAULO



Capitalismo e racismo andam juntos na história. Discriminações servem para dividir e oprimir grupos. Poucos personagens sorveram dessa realidade de forma tão radical quanto Malcolm X.
De pregador do ódio racial, ele se transformou em liderança pelos direitos humanos, afrontando o poder do governo norte-americano.
Era o período da Guerra Fria, e Malcolm passara a defender os países do Terceiro Mundo e a flertar com as ideias socialistas. Percorrera a África e o Oriente Médio, enterrando o sectarismo cego que o marcara até então. Já não satanizava os brancos nem advogava a criação de um Estado negro separado.



Associated Press
O ativista Malcolm X fala à imprensa em Washington, em 1963, dois anos antes de ser assassinado
O ativista Malcolm X fala à imprensa em Washington, em 1963, dois anos antes de ser assassinado


 
Os meandros dessa transformação são dissecados pelo historiador norte-americano Manning Marable em "Malcolm X, uma Vida de Reinvenções", obra vencedora do prêmio Pulitzer de 2012.
Diferentemente de Martin Luther King, fruto da pequena burguesia instruída e endinheirada de Atlanta, Malcolm X veio do gueto urbano moderno: vivenciou a pobreza, a falta de emprego, a violência, a segregação.
Na juventude, meteu-se em arrombamentos, roubos, furtos, prostituição. Lavou pratos e vendeu maconha. Preso, virou muçulmano. "O crescimento econômico do pós-guerra tinha deixado muitos afrodescendentes para trás", escreve Marable.
Malcolm incorporou a cadência do jazz ao seu estilo de oratória e levou multidões a aderir ao islã e a protestar contra a violência policial.
Leitor voraz a partir do tempo de cadeia, fazia discursos sobre o legado da escravidão, atacando o cristianismo e o governo dos EUA.
Seguindo a trajetória do líder, o historiador aponta também suas escorregadelas em entrevistas e seus erros estratégicos. Malcolm chegou a ter encontro com a Ku Klux Klan.
O autoritarismo do seu grupo islâmico e a seita de supremacia branca eram lados de uma mesma moeda: racismo e segregação. O pensamento de Malcolm deu um giro quando se aproximou dos embates de seus seguidores e conheceu outras experiências de luta pelo mundo.
Marable observa que o líder percebeu que só teria êxito "se se juntasse ao movimento de direitos civis e outros grupos religiosos para uma ação conjunta. Não se podia simplesmente deixar tudo por conta de Alá".


MUDANÇA DE POSTURA
Arrependido de ter ridicularizado King em discursos no passado, Malcolm o cumprimentou. O aperto de mãos traduziu a mudança: o líder rebelde trocava a violência pela batalha do direito ao voto.
"União é a religião certa", declarou. E se autodefiniu: "Não sou antibranco, sou antiexploração e antiopressão". O historiador afirma que Malcolm tornou-se "uma ameaça ainda maior" para o governo dos EUA após o seu rompimento com a Nação - o grupo islâmico de características xiitas que abraçara na cadeia.



Associated Press
O historiado Manning Marable, autor de "Malcolm X"
O historiado Manning Marable, autor de "Malcolm X"
O livro, rico em análises, faz uma descrição minuciosa do até hoje não esclarecido assassinato de Malcolm, em 1965. Quatro horas após o crime, o palco onde ocorrera o delito estava lavado para um baile de aniversário.
Marable compara Malcolm a Che Guevara e cita as influências do líder no movimento Black Power e em músicos como John Coltrane. O autor conta que começou a trabalhar na biografia no final dos anos 1980. Desconstruindo a "Autobiografia" de Malcolm, percebeu exageros. Marable concluiu o livro pouco antes de morrer, em 2011.


MALCOLM X AUTOR Manning Marable
EDITORA Companhia das Letras
TRADUÇÃO Berilo Vargas
QUANTO R$ 69 (672 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário