quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Um pedido aos imbecis

http://4.bp.blogspot.com/-2NUJ16fcdDc/TojT1zyGJpI/AAAAAAAAA7A/2ZVQ3Nj8J3o/s400/Arnaldo%2BJabor.JPGhttp://joseluizalmeida.com/wp-content/uploads/2011/09/302116-large.jpg
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/files/2010/09/sandracureau.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgKvjf_8gaUkCFsn5s-_cZcbQq4sab_iWCAG-aj46A59Ntnpsh-m_LkSwV2nYLL9Wr18OgSLaAlNMohkR8cAra-LBLyhxxqdehQxGzT8h2-ludtTXT2vN3MGErO3dQOV0_XQBFNui9fxnm/s400/lucia-hippolito.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_xouULh7tF44/S5vEYeqU99I/AAAAAAAAFfE/Kf4Dq36szmo/s400/boris-casoy-cinico.jpghttp://contigo.abril.com.br/resources/files/image/2009/9/7421-william-bonner-030909-2-original.jpg?1283302786


http://blogln.ning.com/profiles/blogs/c-ncer-e-lula-utilidade-p-blica-para-imbecis

 

CÂNCER E LULA: UTILIDADE PÚBLICA PARA IMBECIS

A politicagem estúpida, insidiosa e ressentida da última campanha presidencial prossegue por ocasião da enfermidade do ex-presidente Lula.  Tem início nas células ultraconservadoras da TFP, da Opus Dei e da antiquada caserna rancorosa e se espalha pelas redes sociais, repetida por (in)certa juventude tão desinformada quanto carente de valores éticos e morais.
O desejo de assassinar Lula tem um motivo básico: dissolver a raiva acumulada pela revolução pacífica que vive o país.  Para certo estrato envenenado pela mídia, dói ver que a empregada comprou um carro popular, que o filho do porteiro entrou na faculdade, que o negro braçal agora leva carne de primeira para casa. O ódio pelo metalúrgico pernambucano também tem origem no resgate de 30 milhões de brasileiros do pântano da miséria, o que fez alguns de nós menos especiais, menos "escolhidos".
Não se alçou qualquer voz para condenar o tratamento do câncer do ex-governador Mario Covas em hospital privado.  Ele podia... Mesmo tendo participado ativamente da construção do modelo de gestão do PSDB-DEM no Brasil. Naquela época, no entanto, não convinha aos hipócritas lamentar a condição do sistema público de saúde.
Um sistema, aliás, que tem problemas graves, especialmente porque herdou um modelo privatista da saúde, consagrado na gestão fardada e mantido sem grandes alterações até 2003.
O SUS não é, nem de longe, perfeito. Porque o Brasil não vai solucionar em uma década a distorção gerada pela supressão de direitos que marcou a maior parte de seus primeiros 500 anos.
Mas o SUS também é um exemplo de avanço e superação. É o caso do trabalho de prevenção e tratamento da AIDS, elogiado em todo o mundo. E também das unidades dedicadas à realização de cirurgias plásticas de reparação, procuradas até mesmo por gente do chamado Primeiro Mundo.
Na sede do "império", aliás, o SUS seria um luxo. Pois é lá que um amputado precisa escolher, pelo preço, o dedo ou membro a ser reimplantado. E é lá que os sobreviventes do 11 de Setembro vivem implorando por tratamento e, por vezes, o encontram somente em lugares como Cuba.
No Brasil, este país tão odiado por parte de sua própria gente, existe hoje, ao menos, o direito universalizado ao tratamento digno, mesmo quando ele ainda não pode ser oferecido.
E tem sido imenso o esforço das autoridades públicas para se equipar e aprimorar as instituições destinadas ao tratamento de neoplasias.
Em São Paulo, o paciente do SUS pode recorrer, por exemplo, ao ICESP, que segue os princípios do sistema, oferecendo atendimento de primeira qualidade. É esta a cara boa e generosa da verdadeira São Paulo, que acolhe brasileiros de todos os cantos e também gente dos países vizinhos.
É também o caso do Instituto Nacional do Câncer (INCA), referência internacional em trabalhos de prevenção e tratamento da doença, que tem recebido importantes investimentos nos últimos 8 anos.
O Brasil vê grandes desafios pela frente, mas não pode ceder à desinformação, à sabotagem e à propaganda fascista de desconstrução dos valores.
Os irmãos brasileiros que sofrem com esta terrível doença, que levou meu querido pai há mais de duas décadas, têm hoje, sim, uma esperança num serviço público de alta qualidade. Aos imbecis, pede-se apenas que deixem Lula lutar pela vida com os médicos do Sírio-Libanês, e que libere sua vaga ao cidadão sem meios para custear seu tratamento.

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home

Nenhum comentário:

Postar um comentário