terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O punho da esquerda contra o capataz da casa grande

​O Globo.com, 03/02/2014

Vice-presidente da Câmara faz gesto de petistas presos ao lado de Joaquim Barbosa



​Maria Lima e Isabel Braga




Deputado André Vargas (PT/SP), vice presidente da Câmara, ergue o punho ao lado de Joaquim Barbosa
Foto: André Coelho / O Globo
Deputado André Vargas (PT/SP), vice presidente da Câmara, ergue o punho ao lado de Joaquim Barbosa André Coelho / O Globo

BRASÍLIA - Durante a leitura de parte da mensagem da presidente Dilma Rousseff ao Congresso nesta segunda-feira, na abertura dos trabalhos legislativos de 2014, as provocações do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), foram alvo de comentários dos colegas e notadas no plenário. Sentado ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, Vargas fazia troça com colegas no plenário, hora repetindo o gesto de punho erguido feito pelos petistas mensaleiros na hora da prisão, hora postando ironias nas redes sociais sobre o ministro.
Em um momento da leitura da mensagem presidencial, quando Barbosa saiu da Mesa e se ausentou do plenário, André Vargas fotografou a cadeira ao seu lado vazia e postou no Instagram com a legenda: “Joaquim sumiu?”.
Na véspera o petista criticou Barbosa por causa da publicação de uma foto sua ao lado de um empresário foragido, em Miami. "Joaquim Barbosa tira foto em Miami com empresário foragido. “Cadê os moralistas da mídia brasileira? Se fosse o Lula!", escreveu Vargas.
Nesta segunda-feira, ele fez questão de sentar-se ao lado de Joaquim Barbosa na Mesa. Mas passou o tempo todo meio virado para o outro lado, sem trocar uma palavra com o presidente do Supremo. Sobre o gesto dos mensaleiros, ao lado do ministro, justificou:
- Muitos companheiros se cumprimentam assim. Uns com joínha, outros com sinal da vitória, nós com o L de Lula - disse, negando que tivesse ficado constrangido de se sentar ao lado do presidente do Supremo, contra quem tece críticas pesadas por causa do julgamento do mensalão.

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/02/04/o-pt-mostra-o-punho-falta-o-lula/


Conversa Afiada, 04/02/2014


O PT mostra o punho. Falta o Lula




O Supremo achou que ia descer redondo ! (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)



O Supremo deve ter achado que bastava o PiG para referendar um julgamento de exceção.

Com duas ou três colonas do Ataulfo Merval de Paiva, duas ou três entrevistas do Gilmar Dantas no “Bajulador Jurídico” -, um prêmio “Faz a Diferença” – e estava tudo resolvido.

O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), ao lado do Presidente do Supremo, Joaquim Barbosa – quando legitimará a Satiagraha ? -, cerrou o punho várias vezes durante a cerimônia de abertura do ano Legislativo.

Como diz o Globo, Vargas repetiu o gesto dos “mensaleiros” Genoino e Dirceu ao se apresentarem à Polícia Federal.

(Como se sabe, Dirceu foi condenado ao semi-aberto e continua trancafiado por Barbosa. Talvez, porque Barbosa não terá o prazer de vê-lo trancado para sempre, já que, provavelmente, a imputação de “formação de quadrilha” cairá. Então, tranca-o como se não caísse …)

“Foi o símbolo de reação dos nossos companheiros que foram injustamente condenados,” explicou Vargas.

É uma pena que o PT não tenha um único senador – caso contrário,  poderia iniciar-se ali um processo de revisão das nomeações de Barbosa e Gilmar Dantas, este, como se sabe, incurso em vários capítulos do livro “Operação Banqueiro”.

(E, talvez, no “Operação Satiagraha”, do Protógenes Queiroz.)

O senador tucano eleito pelo PT de São Paulo, Eduardo Suplicy, por exemplo, prefere ir ao lançamento de novela da Globo…

Outra surpresa para o Supremo e a Big House foi a demonstração de virilidade dos militantes do PT, ao levantar o dinheiro para o Genoino e o Delúbio pagarem a multa imposta pelo Barbosa.

Foi um murro, como se diz na TV Afiada.

O Supremo foi, ali, condenado por um tribunal de júri popular.

E de novo será quando se levantar o dinheiro do Dirceu e do João Paulo Cunha.

João Paulo enfrentou Barbosa num artigo na Folha, chamou Lula às falas, e nesta segunda-feira foi para a porta do Supremo almoçar com militantes do PT ali acampados.

A condenação não desceu redondo, Presidente Barbosa.

Se a Big House vai levar o mensalão (o do PT) para a eleição, o PT parece demonstrar que vai expor o Supremo à luz do sol.

O julgamento do mensalão (o do PT) mudou mais o Supremo que o PT.
Agora, segundo o Estadão, na pag. A6, o Ministro Marco Aurélio (Collor de) Mello, relator do inquérito do trensalão tucano, anunciou que vai abrir os dados.

Ou seja, os tucanos não se esconderão “em segredo de Justiça”, o que, no Brasil, é uma forma de proteger criminosos de colarinho branco.

Ademais, diria o Ministro Mello, segundo o Estadão, ele vai examinar o pedido da Procuradoria-Geral da República para investigar o Procurador Rodrigo de Grandis, que esqueceu numa gaveta o pedido da Suíça para punir o trensalão.

O insigne Ministro Fux está para relatar a legitimidade da Operação Satiagraha – que, breve, o Presidente Barbosa poderá submeter ao plenário.

(Ocasião em que Gilmar Dantas, por certo, se considerará impedido de votar por motivos óbvios…)

Os punhos do PT começaram a se exibir naquele texto do Partido sobre o Dudu Campriles.

O Dudu e alguns petistas – como a Ministra Marta Suplicy – ficaram horrorizados com o teor incisivo e apropriado do texto.

Fita da petista paulista.

Um passarinho passou aqui na janela de casa e disse que o texto refletia exatamente o pensamento da Presidenta, que não aguenta a intensidade do golpe que Dudu lhe aplicou nas costas, com uma peixeira.

O texto refletia o sentimento da Presidenta da República eleita pelo PT …

Nessa caminhada para mostrar à sociedade que o julgamento foi uma exceção – ou Mentirão – falta a palavra do Lula.

A certa altura, o presidente Lula deve voltar da África e dar uma passada na Papuda para visitar o Dirceu.

Na volta, ir ao apartamento de oito quartos, dezenove suítes e Jacuzzi que o Genoino alugou em Brasília, com a grana que tomou do Tesouro Nacional !

O mundo gira e a Lusitana roda.

Mas, quem sabe, pela primeira vez, Lula vá andar atrás do PT ?

E, não, o inverso.



Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário