quarta-feira, 9 de abril de 2014

Brasil apresentad​o como exemplo contra as desigualda​des no Fórum Urbano Mundial




Brasil apresentado como exemplo contra as desigualdades no Fórum Urbano Mundial

 
Lusa 09 Abr, 2014, 07:23

 
O Nobel da Economia Joseph Stiglitz e o diretor executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, colocaram o Brasil, liderado por Lula da Silva entre 2003 e 2010, como exemplo da luta contra as desigualdades sociais, no âmbito do VII Fórum Urbano Mundial.

Na terça-feira, o economista norte-americano também sublinhou a luta da Colômbia e Bolívia contra a desigualdade, mas deu ênfase ao caso do Brasil, o mais destacado dos modelos latino-americanos.
 
"No Brasil, o Governo focou-se na educação, na alimentação e na pobreza, e é muito surpreendente como estas políticas provaram ser adequadas", disse Stiglitz.
 
O fórum, que se realiza na cidade colombiana de Medellín, organizado pela ONU-Habitat, está focado em encontrar soluções que ponham travão às crescentes desigualdades e ajudem a reverter esta tendência.
 
Segundo o Nobel da Economia de 2001, a bem-sucedida experiência brasileira é ainda mais relevante quando "na maioria dos países está a aumentar a desigualdade".
 
Por sua vez, Joan Clos, diretor executivo da UN-Habitat e antigo presidente da câmara de Barcelona, entre 1997 e 2006, numa entrevista à agência Efe, também elegeu o Brasil como modelo para a geração de políticas que conduzem à redução do fosso entre ricos e pobres.
 
Clos defendeu a geração de um "modelo latino-americano de bem-estar", com benefícios sociais como pensões, subsídios de desemprego, assim como serviços universais de saúde e educação, e acrescentou que as políticas de Lula da Silva são o caminho a seguir.
 
Para o antigo autarca da capital catalã, na América Latina o Estado tem de assumir as funções que lhe competem, como fez a Europa no século XX.
 
"É a primeira conquista de um certo nível de Estado Social e além disso, podem construí-lo de forma a evitar os excessos e crises" do modelo europeu, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário