sábado, 9 de janeiro de 2016

Boitatá - O selo infantojuvenil da Editora Boitempo

 




Folha.com, 09/01/16



Nova editora lança livros de política e temas sociais para crianças


BRUNO MOLINERO DE SÃO PAULO


Houve um tempo em que livros para crianças se contentavam em rechear com reis, princesas e sapos o espaço entre o "era uma vez" e o "felizes para sempre". Hoje, não é mais necessariamente assim.

No fim de 2015 foi fundado o Boitatá, selo infantojuvenil da editora Boitempo, que se concentra em história, política e economia, tendo como eixo principal o pensamento de esquerda. Seus livros infantis de estreia, indicados para leitores a partir de oito anos, não trazem contos de fadas ou histórias de bruxas – foram selecionados textos sobre política e classe social, por exemplo.

"Queremos despertar o questionamento na criança, fugir da história cuja personagem principal que é uma princesa branca, loira, bonitinha, pronta para obedecer", diz Ivana Jinkings, diretora editorial da Boitempo.
Em 1995, ao criar a editora, cujo nome pegou emprestado de um poema de Carlos Drummond de Andrade e de uma antiga editora criada nos anos 1960 por seu pai, o dirigente comunista Raimundo Jinkings, Ivana tentou dialogar com a universidade e a academia, publicando pensadores brasileiros e traduzindo nome estrangeiros como Karl Marx.

Nada mais distante do universo infantil. No aniversário de 20 anos da editora, comemorado no ano passado, a casa decidiu tirar do papel o velho desejo de abrir um canal com as crianças.

A Boitempo, até então, não tinha a mesma estratégia de grandes editoras do país, que viram no livro infantojuvenil um atrativo para pais, escolas e, principalmente, para as compras do governo – e uma maneira de alavancar suas vendas. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, o mercado editorial para crianças e adolescentes no Brasil foi responsável em 2014 por quase 12% de toda a produção de livros, colocando nas livrarias 57 milhões de exemplares.

Com a crise econômica e os cortes orçamentários em 2015, no entanto, as compras governamentais foram adiadas ou suspensas, o que deve afetar os números do ano. "A Boitempo é uma editora que dificilmente entra na lista de livros comprados pelo governo. Quando lançamos um selo infantil e temos a chance de entrar nela, as compras são suspensas (risos)."

Para ultrapassar a fronteiras dos filhos e alunos dos leitores da editora, Ivana aposta que os livros sejam trabalhados em sala de aula. Para atrair ainda mais os professores, obras de ficção serão lançadas neste ano e há a estratégia de descolar a Boitatá da definição "de esquerda".

"É difícil dizer que um livro para crianças seja de esquerda. Queremos publicar um texto inteligente, que plante uma sementinha na cabeça do leitor, para que ele repense seu lugar no mundo. Nossos livros são para crianças inteligentes, e não para crianças de esquerda."

Os dois primeiros títulos, "A Ditadura É Assim" e "A Democracia Pode Ser Assim" já foram lançados. Os próximo, "O Que São Classes Sociais?" e "As Mulheres e os Homens", devem chegar às livrarias no final de fevereiro ou no começo de março. A editora já está trabalhando nos primeiros livros de ficção, que serão lançados ainda em 2016, além de numa coleção para adolescentes, prevista para 2017.






Folha.com, 09/01/15



Livros explicam o que é democracia e ditadura com montagens coloridas


BRUNO MOLINERO DE SÃO PAULO



O Brasil vive em um modelo chamado democracia, que organiza a vida de todo mundo. É por causa dele que a gente vota e escolhe quem serão os nossos governantes.

Mas essa história dá pano para manga. Em 2015, milhares de pessoas foram às ruas para que a presidente Dilma Rousseff sofresse um processo de impeachment, ou seja, deixasse o cargo. Isso é previsto nas democracias.

Outras pediram a volta da ditadura, que não é nada democrática.

Muitas vezes, toda essa confusão dá um nó na cabeça e faz com que a gente já não entenda direito o que está acontecendo.

Dois livrinhos recém-lançados pela nova editora Boitatá ajudam crianças (e também adultos) a colocar ordem na casa e entender melhor o que são essas tais democracias e ditaduras, a partir de bonitas ilustrações e textos que incentivam a pensar.

O curioso é que ambos foram publicados originalmente nos anos 1970, na Espanha, em uma coleção que se chamava "Livros Para o Amanhã" –mais de 40 anos depois, esse amanhã parece que ainda não chegou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário