sexta-feira, 17 de maio de 2013

Morre Mestre Gamela, considerad​o o maior violonista brasileiro

17/05/2013

Morre Mestre Gamela, considerado o maior violonista brasileiro



Paula Resende

Do G1 GO

Mestre Gamela morre aos 70 anos, em Anápolis (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Mestre Gamela morre aos 70 anos, em Anápolis (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
O músico e instrumentista Sidney Barros, conhecido como Mestre Gamela, morreu aos 70 anos na tarde de quinta-feira (16), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Segundo a equipe médica, ele teve uma infecção generalizada.
O artista é considerado o maior violonista brasileiro. Desenvolveu um método próprio de ensino de violão solo, que ensinou para cantores de todo o país, como Cássia Eller e Dado Villa-Lobos, além de acompanhar nomes consagrados como Dalva de Oliveira e Cauby Peixoto.
O velório, que começou na noite de quinta-feira, é acompanhado por familiares, amigos e alunos. O corpo de Mestre Gamela será enterrado na tarde desta sexta-feira (17), no Cemitério São Miguel, em Anápolis, cidade que escolheu para viver há 30 anos. O músico deixa a mulher, duas filhas e um neto.
De acordo com o cunhado de Mestre Gamela, Djair Brito, a família está muito abalada com a morte. Ele ressalta a força, a vontade de viver do instrumentista, a quem se refere como “mestre dos mestres”. “Gamela era como uma fênix. Ele teve que retirar o estômago e parte do intestino há dez anos, mesmo assim, se recuperou. Sempre foi assim”, afirma. Ele conta que o cunhado não se alimentava direito devido ao problema.
Djair Brito ressalta a paixão pela música de Mestre Gamela: “A música sempre em primeiro lugar”. O cunhado lembra que sempre que chegava na casa do instrumentista ele estava com o violão nos braços e com uma taça de vinho ou champagne ao lado. Inclusive, isso retrata uma das frases do mestre: “Acho um absurdo as pessoas brindarem com champanhe desejando ‘Saúde!’. Elas deveriam dizer ‘Cirrose’”.




História

Nascido em Barretos, no interior de São Paulo, Mestre Gamela começou a tocar violão aos 17 anos. Autoditada, ele se inspirou na obra de Luis Bonfá e João Gilberto. Exímio violonista, ele integrou orquestras em São José do Rio Preto (SP).
O músico teve oportunidade de acompanhar, profissional ou informalmente, alguns dos maiores intérpretes de nossa música, como Dalva de Oliveira, Maysa, Agostinho dos Santos, Ivon Cury, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Cauby Peixoto. Ele também tocou ao lado de instrumentistas como Baden Powell e Maurício Einhorn.
Mestre Gamela desenvolveu por 10 anos o próprio método de ensino de violão solo, intitulado “A Arte do Violão Solo”. Ele iniciou artistas como Cássia Eller, Rosa Passos, Dado Villa-Lobos,
Zélia Duncan e Nelson Farias. A forma de apreender proposta pelo músico é implantada em escolas de todo país. Devido a paixão pela música, Mestre Gamela dava aulas até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário