'New York Times'
EUA aproveitam vácuo de poder para intensificar bombardeios secretos contra insurgentes no Iêmen
O Globo OnLine, 09/06/2011
RIO - O governo Barack Obama aproveitou o vácuo de poder provocado pela crise no Iêmen para intensificar bombardeios secretos contra supostos insurgentes, afirma reportagem desta quinta-feira do "New York Times". Tropas iemenitas que combatiam insurgentes ligados à al-Qaeda no sul do país foram deslocadas para a capital, em meio à escalada de confrontos entre opositores ligados a um líder tribal e forças governamentais.
Na última sexta-feira, jatos americanos mataram Abu Ali al-Harithi, integrante da al-Qaeda. Essa e outras operações são realizadas após quase um ano de pausa, devido a preocupações com a falta de precisão das ações e possíveis mortes de civis, afirma o "NYT".
Aliado dos EUA, o ditador iemenita Ali Abdullah Saleh, que luta para permanecer no poder, está na Arábia Saudita, onde foi operado após ser ferido em um ataque ao palácio presidencial.
.....
São Paulo, quarta-feira, 08 de junho de 2011 Bombardeio da Otan na Líbia mata ao menos 31
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A Otan, aliança militar ocidental, intensificou na manhã de ontem seus ataques a Trípoli, capital da Líbia. Pelo menos 31 pessoas morreram.
Os bombardeios causaram fortes explosões na região de Bab al Aziziya, onde fica o palácio do governo. O ataque foi o mais intenso desde que a Otan começou a bombardear o país. Segundo a France Presse, houve mais explosões no centro de Trípoli.
Em resposta à Otan, o ditador Muammar Gaddafi anunciou que "vai lutar até o fim". A mensagem de áudio foi transmitida ao vivo pela TV estatal da Líbia.
"Nós temos só uma escolha: vamos ficar em nossa terra, vivos ou mortos", disse Gaddafi, convocando seus adeptos a se concentrarem na região de Bab al Aziziya.
Imagens de Gaddafi e outros líderes foram transmitidas ontem, também pela TV estatal da Líbia. O local de onde foram gravadas as imagens não foi identificado.
Em uma sala pequena e sem janelas, o ditador aparece usando óculos escuros e trajes tradicionais. Desde o dia 30 de maio Gaddafi não aparecia na TV. Não se sabe quando a gravação foi feita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário